ENUNCIAÇÃO E LEITURA
Resumo
A leitura é um processo desenvolvido pelo ser humano, a partir da alfabetização, que advém da inserção no mundo letrado, e é aprimorado ao longo de toda a vida, por contatar com diferentes tipos de escrita, o que colabora para fortalecer essa habilidade. É importante constatar que a capacidade leitora exige não só a decodificação de símbolos da escrita, como o alfabeto, mas também domínio de várias outras habilidades, como o conhecimento de mundo – fundamental para compreender determinados temas – e habilidades linguísticas específicas – fundamentais para o processo de construção de sentido no discurso. Para admitir que houve leitura – e compreensão –, é necessário que operações mais complexas sejam realizadas, como depreender sentidos implícitos e pressupostos, identificar outras vozes presentes em um texto, relacioná-lo com o contexto em que foi produzido e, sobretudo, compreender as relações que são construídas pela própria língua na trama textual. Essa não é uma tarefa simples, prova disso é a variedade de disciplinas escolares (como as aulas de Língua Portuguesa, de Leitura e Produção de Texto, de Redação, de Expressão Oral e Escrita), que têm por objetivo fortalecer, desenvolver e alumiar essa prática, visando à leitura e à compreensão de diferentes gêneros textuais. Assim, tendo como objeto de estudo o texto e buscando estreitar o vínculo entre o estudo da leitura e a Linguística da Enunciação, especialmente em relação às teorias de Oswald Ducrot e Mikhail Bahktin, evidenciando como podem colaborar para se pensar a leitura de discursos e, de um modo mais amplo, o seu ensino tanto em nível básico quanto no superior, o projeto de pesquisa Enunciação e Leitura tem o objetivo geral refletir sobre como cada uma das teorias enunciativas elencadas pode embasar a leitura e o ensino dessa habilidade em língua materna. A metodologia utilizada é o estudo de textos teóricos acerca do objeto de pesquisa, análise de textos escritos (uma carta do leitor, uma charge) visando à aplicação das teorias já citadas. Os resultados esperados são apontar como os estudos acerca dos gêneros do discurso e do dialogismo, propostos por Bahktin, podem qualificar a leitura e a compreensão de discursos de diferentes gêneros e o seu ensino, além de constatar como a Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a partir de conceitos de polifonia e de encadeamento argumentativo, pode subsidiar o desenvolvimento de estratégias de leitura e de compreensão de discursos, bem como de seu ensino.
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