AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO “ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA”

Guilherme Mocelin, Brenda Raddatz de Oliveira, Camila Dubow, Edna Linhares Garcia, Leni Dias Weigelt, Suzane Beatriz Frantz Krug

Resumo


A execução de projetos e ações voltadas à Pessoa com Deficiência (PcD) é de fundamental importância para maior entendimento de suas diferentes necessidades. Frente a isso, o projeto interinstitucional INOVASUS “Estratégias de Educação Permanente em Saúde na Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência” de 2017-2018 foi elaborado para refletir e articular ações entre profissionais da saúde, assistência social, educação, gestores, usuários e familiares da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência nos 13 municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS. Analisar a qualidade das atividades do projeto desenvolvido, a partir da ótica de seus participantes. Estudo transversal, quantitativo, elaborado a partir da avaliação final do projeto. O instrumento de coleta de dados foi um formulário de avaliação distribuído durante a oficina de avaliação do projeto na UNISC, contendo dez questões mistas e três questões abertas. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva, em frequências relativas e absolutas. A atividade contou com 15 sujeitos: profissionais e gestores da Rede. Para tal, foram respeitados os preceitos éticos da Resolução 466/2012, com aprovação do projeto no Comitê de Ética da UNISC sob protocolo 1.300.666 e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.  Quanto ao perfil dos participantes, 14 eram mulheres, com idade menor de 50 anos (n=13) e faixa etária entre 41 a 50 anos (n=5).  Quanto ao município de atuação, oito eram de Santa Cruz do Sul, três de Venâncio Aires, dois de Vera Cruz e dois de Passo do Sobrado.  A área de atuação predominante foi a saúde, cujas áreas de atuação eram Enfermagem (n=5), Assistência Social (n=2), Educação Especial (n=2), Fisioterapia (n=2), Fonoaudiologia (n=2) e Psicologia (n=2). Em relação à avaliação dos dois eventos – Fórum Nacional da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e Seminário Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência – nove (60%) avaliadores classificaram como ótimos, relatando a importância para o conhecimento e articulação da Rede de Cuidados a PcD e o aprimoramento profissional. Das nove oficinas desenvolvidas no decorrer do projeto, a avaliação foi exitosa, já que 93,33% referiu como ótima. Por sua vez, os materiais pedagógicos educativos como os folders os quais foram produzidos seis modelos, cartilha, cartazes, dois documentários, e-book – “Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: vivências, inovações e educação em saúde na 28ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul” – e a relevância dos seus conteúdos foram descritos com ótimo por todos, contudo, três (20%) sujeitos apontaram que a divulgação destes poderia ter sido melhor desenvolvida. Quanto às sugestões, relataram-se itens referentes à manutenção das ações educativas de forma permanente em 66,66% dos registros (n=10), levando em consideração os impactos na rede para os usuários, gestores e profissionais; a elaboração de outras cartilhas com fluxos de redes de atendimento em 20% dos achados (n=3) e dois não opinaram (13,33%).  Desse modo, avaliar as atividades desenvolvidas no projeto abordado foi ao encontro da importância de ouvir os envolvidos na implementação da Rede, uma vez que, permitiu à equipe pesquisadora ampliar o olhar frente às necessidades das pessoas com deficiência, familiares e profissionais, auxiliando para qualificar e elaborar novas ações frente a estas demandas.

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