EDUCAÇÃO POPULAR E PEDAGOGIAS DE(S)COLONIAIS: UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICO-ACADÊMICA NO BRASIL

Roberta Raquel Winck, Cheron Zanini Moretti

Resumo


Este trabalho apresenta uma parte importante do projeto (Des)colonialidade do ser/poder/saber na Pedagogia da Alternância: sistematização de uma experiência. Desenvolvemos uma pesquisa de caráter bibliográfico que tem como objetivo fundamentar o trabalho de construção do “estado do conhecimento” sobre o tema da (des)colonialidade na área da educação. Para esse evento de iniciação científica, apresentamos um levantamento (quali-quantitativo) preliminar da produção científico-acadêmica utilizando como fontes de buscas o Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, o Portal de Periódicos - CAPES e também os Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, especificamente os trabalhos apresentados no GT 06: Educação Popular (2009-2017). Para esse levantamento utilizamos os seguintes descritores: Educação Popular e Paulo Freire relacionando-os com colonialidade, decolonialidade, descolonialidade, decolonial, descolonial, descolonização, educação decolonial, educação descolonial, pedagogia descolonial e pedagogia decolonial. Com a utilização do operador boleano “AND” pudemos interseccionar as palavras/termos da pesquisa nos títulos, palavras-chaves e resumos, alcançando maior alcance das produções-científicas. Para organizar as informações coletadas utilizamos um esquema de tabelas no programa Excel as quais continham as seguintes unidades de representações: Ano de publicação, Instituição de Ensino Superior, Título, Autor/a, Palavras-chaves e Orientador/a para dissertações e teses; Ano de publicação, Periódico, Título, Autor/a, Palavras-chaves para os artigos científicos; e, Reunião da Anped, Ano, Título do Trabalho, Autor/a, Palavras-chaves para os trabalhos apresentados no GT de Educação Popular da Anped. Pretendemos analisar as dimensões epistemológicas e metodológicas implicadas na relação entre a Educação Popular e as Pedagogias De(s)coloniais, em momento posterior. Com a análise preliminar, identificamos a existência de uma pluralidade nas abordagens, bem como nos enfoques e objetivos das dissertações e teses. Alguns resultados quantitativos expressam que entre todas as combinações foram encontrados: 123 dissertações e 68 teses; 188 artigos científicos, e 09 trabalhos no GT 06. A partir da combinação das palavras/termos de busca, pudemos identificar uma inconsistência de resultados em duas delas: "educação popular" AND "educação decolonial" e "Paulo Freire" AND "educação descolonial". Nesse sentido, destacamos a importância do/da pesquisador/a estar atento/a para a escolha dos termos a serem pesquisados podendo fazer toda a diferença na trajetória de pesquisa e nos resultados encontrados. Identificamos autores e autoras do campo da Educação Popular que fornecem importantes contribuições para a formulação de uma teoria pedagógica de(s)colonial. Além de Paulo Freire, no conjunto de sua obra, destacamos as referências à: Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Kambegele Munanga, Vera Maria Candau, José Carlos Mariátegui, Florestan Fernandes, Enrique Dussel, Carlos Rodrigues Brandão, Guadêncio Frigotto, Reinaldo Matias Fleuri, Heileith Iara Bongiovani Safiotti, Moacir Gadotti, Boaventura de Sousa Santos. Destacamos, ainda, a presença recorrente das produções científicas de pesquisadores/as do Grupo de Pesquisa: Mediações Pedagógicas e Cidadania-CNPq, sediado na UNISINOS, nas três fontes de pesquisa.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.