MENINAS NAS CIÊNCIAS: REALIDADE DAS PROFESSORAS

Fernanda Theisen, Aline Ortiz, Pâmela Rodrigues de Oliveira, Leticia Diesel

Resumo


O Projeto Meninas nas Ciências visa ampliar a participação feminina na área das engenharias. Com isso, foram selecionadas cinco escolas públicas de Santa Cruz do Sul, sendo elas: E.E.E.M. Estado de Goiás, E.E.E.M. Nossa Senhora da Esperança, E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário, E.E.E.M. José Euclides Kliemann e Colégio Estadual Prof. Luiz Dourado. Cada escola selecionou uma professora da área de ciências para auxiliar na escolha das bolsistas e nas propostas do projeto. Com uma análise mais profunda sobre o particular de cada uma, obteve-se que as profissionais possuem idade entre 22 e 43 anos, com experiência de 2 a 12 anos nas escolas. Em relação ao projeto, relataram que tiveram curiosidade e interesse sobre como seriam desenvolvidas as atividades, pois o material utilizado é diferenciado e cada montagem possui um novo desafio. Nas primeiras aulas foram propostos montagem de kits educacionais, modelo Fischertechnik de montagem, mais complexos, onde teve uma apresentação e o primeiro contato com as peças. Dando continuidade, os próximos encontros também foram desenvolvidas atividades relacionadas a possíveis conteúdos aplicados nas escolas, vinculado ao kit educacional específico montado. As professoras tiveram êxito nas montagens, com rápido entendimento da dinâmica e foram assíduas com suas responsabilidades para com o projeto. Anteriormente já se desenvolviam atividades lúdicas para complementar os conteúdos de sala de aula, apesar das escolas possuírem algumas deficiências com relação aos materiais utilizados para as mesmas. Sendo assim, o projeto veio com intuito de, além de desenvolver habilidades nas engenharias, também complementar no desenvolvimento dos conteúdos abordados e promover a interdisciplinaridade nas escolas. Com a utilização de ferramentas diferenciadas do cotidiano, o projeto faz com que as alunas tenham curiosidades relacionadas aos conteúdos, despertando um interesse maior. Desta forma, as professoras evidenciaram o quanto as atividades do projeto auxiliaram no desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico, conhecimento e aplicação de conceitos. O projeto atende as expectativas, fazendo com que as alunas trabalhem suas habilidades, trocando idéias para a resolução de problemas e complementando os conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, o projeto também atende escolas públicas participantes e oportuniza as alunas o contato com a Universidade.


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