PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUANTO ÀS ENTREVISTAS REALIZADAS COM TRABALHADORES DA SAÚDE

Autores

  • Ana Carolina Juhlich UNISC
  • Lilian Pereira de Barros UNISC
  • Gabriela Mendes da Silva Flores UNISC
  • Rosimeri Telles UNISC
  • Leni Dias Weigelt UNISC
  • Maristela Soares de Rezende UNISC

Resumo

Um pesquisador, por natureza, busca desvendar questões desconhecidas e, para tanto, elabora uma metodologia que contemple os objetivos. Entre os instrumentos utilizados para a coleta de dados, está a entrevista que permite ao pesquisador estar frente a frente com o pesquisado. No entanto, é comum o pesquisador iniciante apresentar grandes expectativas relacionadas às respostas dos sujeitos, pois estes foram selecionados devido ao seu envolvimento com o tema investigado. Assim, este trabalho tem como objetivo expor a percepção de bolsistas de pesquisa relacionada às entrevistas realizadas, no período de maio a julho de 2016, junto a trabalhadores da saúde da 28ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul. Trata-se de um relato de experiência das bolsistas integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) e do projeto de pesquisa "Aplicação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): olhar avaliativo dos profissionais de saúde". Foram entrevistados 30 trabalhadores da saúde, neste intervalo de tempo, atuantes na rede básica de saúde dos municípios e que participaram de uma das fases do PMAQ-AB. Entre esses sujeitos estavam gestores, médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e técnicos de enfermagem. Os pesquisadores agendaram previamente as entrevistas e, antes destas, apresentaram-se aos sujeitos, convidando-os a participar da pesquisa, explicando os objetivos, a metodologia e destacando a manutenção do anonimato dos mesmos e do local em que atuam, conferindo maior fidedignidade aos dados e respeito aos sujeitos envolvidos. Aos que aceitaram, foram respeitadas as questões éticas, como preconiza a Resolução 466/12. Identificou-se que a maioria dos entrevistados entendiam a importância do mesmo para ao seu trabalho e para a comunidade. Porém, percebeu-se a fragilidade da comunicação entre a gestão e os trabalhadores, pois seis desconheciam o PMAQ-AB e outros seis a sua proposta, a pesar de desenvolverem as ações preconizadas pelo programa. Além disso, observou-se que sete trabalhadores referenciaram-se ao programa como mais uma tarefa a ser cumprida, expondo o desconhecimento da amplitude do PMAQ-AB, dificultando a efetividade da aplicabilidade do mesmo. Os bolsistas perceberam também que os sujeitos, no momento da entrevista, procuravam obter do entrevistador maiores informações relacionadas ao PMAQ; externavam frustrações quanto ao mesmo, e também se mostravam inseguros, sentindo-se avaliados pelos pesquisadores. Assim, nem sempre as respostas contemplavam as expectativas das bolsistas, que ora surpreendiam-se ora frustravam-se. Como iniciantes no campo da pesquisa, esperavam que os sujeitos dominassem o tema e as questionassem de forma complexa. Para tanto, comprometidas com o resultado do trabalho, as mesmas pesquisavam exaustivamente o tema para maior domínio e segurança frente aos entrevistados. Enfim, destaca-se que as expectativas fazem parte de uma trajetória de investigação. Contudo, é preciso estar preparado para respostas nem sempre esperadas, mas que vão ao encontro do objetivo da pesquisa e refletem o panorama investigado. De toda a forma, todas as respostas provocaram reflexões quanto ao tema, ao comprometimento profissional, à metodologia do programa e ao processo de iniciação científica, que aproxima os conhecimentos teóricos mencionados em sala de aula com a realidade e as fragilidades vivenciadas no dia a dia dos trabalhadores da saúde.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Juhlich, UNISC
    UNISC
  • Lilian Pereira de Barros, UNISC
    UNISC
  • Gabriela Mendes da Silva Flores, UNISC
    UNISC
  • Rosimeri Telles, UNISC
    UNISC
  • Leni Dias Weigelt, UNISC
    UNISC
  • Maristela Soares de Rezende, UNISC
    UNISC

Publicado

2016-10-25

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde