CONSTRUÇÃO DO DIAGRAMA DE LINUS PAULING ACESSÍVEL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ATRAVÉS DA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL (CAD)

Autores

  • Silvano Dias Ferreira UNISC
  • Lucas Maia Dantas UNISC
  • Raquel Lopes Teixeira UNISC
  • Cristiano Corrêa Ferreira UNISC
  • Amélia Rota Borges de Bastos UNISC

Resumo

Diversas são as barreiras de acesso ao currículo escolar enfrentadas por alunos com deficiência visual, principalmente, no que tange ao processo de ensino-aprendizagem de campos epistêmicos com características visuais e abstratas, como é, por exemplo, a Química. Neste sentido, vimos projetar o conteúdo Diagrama de Linus Pauling, amplamente abordado no ensino médio para o entendimento da estrutura da tabela periódica dos elementos químicos, com recursos de acessibilidade. Por se tratar de um conteúdo edificado por meio de um modelo gráfico-visual, torna-se uma barreira para alunos cegos, o que demanda recursos alternativos para a sua abordagem. Neste sentido, trabalhamos na proposição de um modelo tátil projetado em 3D no software CAD SolidWorks. Este modelo é uma adaptação do modelo tátil de Bastos (2016) construído com recursos de baixa tecnologia, como botões, cordas e copos plásticos, montados sobre uma tela com dimensões gerais de 1200 x 900 x 80 mm na largura, comprimento e altura respectivamente. Estes recursos foram substituídos na modelagem em 3D, a partir das funcionalidades do software, que permite a projeção de recursos como saliências, cortes, nervuras, dobras, chanfros e furos. As dimensões do recurso de Bastos foram reformuladas no modelo 3D, ampliando a portabilidade do material e a autonomia de uso por parte do usuário. O modelo adaptado teve que ser estruturado para impressão em 3D, em um equipamento que possui um volume máximo de impressão de 180 x 180 x 100 mm na largura, comprimento e altura. Este fator de projeto ocasionou a necessidade de divisão do diagrama em módulos com dimensões dentro deste limite. Devido a esta divisão, identificou-se possíveis barreiras para o manuseio do recurso pelos estudantes deficientes visuais, como, por exemplo, a necessidade de montagem e desmontagem, por ter um número significativo de módulos, que ao se conectarem formam o Diagrama. Com o propósito de remover esta barreira, optou-se pela redução das dimensões gerais do diagrama, que assim tornou menor o número de módulos a serem montados. Também foi desenvolvido um sistema onde cada um dos módulos possui informações táteis que orientam o encaixe. Esses módulos são interligados através de ímãs de neodímio onde um módulo é atraído pelo outro através da força magnética exercida pelos ímãs. Como resultado da análise e da representação no software CAD obteve-se ao final deste processo um conjunto de 12 placas que unidas por meio de uma estrutura constituída de madeira e imãs formaram o Diagrama que vem sendo projetado.  
       

Biografia do Autor

  • Silvano Dias Ferreira, UNISC
    UNISC
  • Lucas Maia Dantas, UNISC
    UNISC
  • Raquel Lopes Teixeira, UNISC
    UNISC
  • Cristiano Corrêa Ferreira, UNISC
    UNISC
  • Amélia Rota Borges de Bastos, UNISC
    UNISC

Publicado

2016-10-25

Edição

Seção

Ciências Exatas da Terra e Engenharias