ESTRATÉGIAS E RECURSOS VISUAIS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS SURDOS

Silvia Regina Fischer

Resumo


Esta pesquisa apresenta um estudo com uma turma de alunos surdos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul/RS e teve por objetivo analisar as estratégias e recursos visuais utilizados no ensino da Língua Inglesa. Tendo em vista esse objetivo foi abordada a seguinte problemática: Quais estratégias e recursos visuais são adequados para a aprendizagem da Língua Inglesa por alunos surdos? A realização deste estudo emergiu da necessidade de inserir novas práticas pedagógicas junto aos alunos surdos, devido à preocupação em possibilitar uma educação que atenda as especificidades desses educandos. O referencial teórico que embasou esse estudo está pautado no campo dos Estudos Surdos. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e está composta por observações das aulas de Língua Inglesa, realização de entrevistas semiestruturadas e na realização de aulas práticas com a utilização de diferentes recursos visuais como: Língua Brasileira de Sinais (Libras), figuras, cartazes e jogos em computadores conectados à internet. Ao final do estudo, foi possível perceber quais estratégias e recursos visuais atendem de forma mais adequada as especificidades dos estudantes surdos. A pesquisa realizada apontou que há implicações na aprendizagem de um terceiro idioma por alunos surdos, mas que as mesmas podem ser ultrapassadas com a utilização de recursos visuais.


Texto completo:

Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.