"MUITO DIREITO E POUCO HUMANO": PIBID, ESCOLA E TEATRO

Ivan Jeferson Kappaun

Resumo


A experiência que será relatada foi consequência de um trabalho que já se desenvolve em uma escola da rede estadual de Santa Cruz do Sul há, pelo menos, dois anos. Inserida no contexto escolar pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a prática teatral tornou-se atividade indispensável para muitos alunos. Provocar reflexões e dasacomodar o pensar são pressupostos que permeiam as práticas teatrais desenvolvidas neste contexto. Com isso, surgiu a proposta de, por meio de construções coletivas, montar uma peça que propusesse reflexões filosóficas sobre a condição de existência humana em contexto atual - um diálogo consigo mesmo. Assim, com um roteiro elaborado a partir de letras de músicas, poesias e escritos do próprio elenco envolvido, nasceu a montagem. Muito direito e pouco humano . Contando com o apoio profissional de professores com formação na área teatral e com experiência em interpretação e direção teatral, a elaboração das cenas se deu de modo coletivo. Tal apoio profissional concretizou-se por intermédio do Pibid. O desafio foi amplificado pela participação, após já iniciado o processo de montagem, de três alunos surdos. Intermediar as diferenças linguísticas causou um grande esforço por parte dos articuladores da oficina, mas gerou um sem número de situações de aprendizagem que se revelaram muito mais significativas do que propriamente o resultado final. Pode-se ainda destacar a interação entre surdos e ouvintes que, juntos, construíram alternativas para superar os desafios impostos pela diferença linguística, uma vez que os surdos se comunicam por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma vez construída e ensaiada a peça, foi encenada em duas oportunidades: uma na escola em que se desenvolveu o projeto e outra na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), durante a formação de verão do Pibid.  Muito direito e pouco humano  primou pela estética teatral e pela densidade de reflexões provocadas, conseguidas por meio de muito trabalho corporal e vocal, bem como um cuidadoso desenho de cena. Diante da grande repercussão do trabalho apresentado à grande público, o teatro consolidou-se como prática obrigatória na escola em questão, sendo solicitada e aguardada ansiosamente pelos alunos.


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