A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE O PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

Fernanda Furlan

Resumo


O presente trabalho é um recorte da pesquisa que resultou na dissertação de mestrado, defendida recentemente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. O estudo teve como tema central o PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Instituto Federal Farroupilha. Como objetivo geral buscamos compreender como os professores da área técnica do curso Técnico em Agroindústria - PROEJA, oferecido nos campus de São Vicente do Sul e Jaguari percebem a integração da Educação Profissional com a EJA, bem como refletir sobre os impactos gerados pela inserção da EJA no IF Farroupilha. Os conceitos que balizaram a investigação foram, Educação, Trabalho e Integração. As principais fundamentações teóricas utilizadas foram baseadas em Ciavatta (2005), Frigotto (1999), Ramos (2005), Kuenzer (2009), Pacheco (2012), Saviani (2011), Soares (2011) e Fávero (2012). A metodologia empregada para a coleta de dados consistiu na observação participante, na entrevista semiestruturada e na análise documental. A pesquisa foi efetuada no Instituto Federal Farroupilha, e integraram o corpo de sujeitos colaboradores cinco docentes da área técnica. As dimensões da integração analisadas foram o trabalho, a indissociabilidade entre educação básica e educação profissional e totalidade curricular. Por meio dos resultados encontrados, verificou-se que na rede federal de ensino, os docentes ainda não estão preparados e acostumados com a EJA, não compreendendo o trabalho no seu sentido ontológico e histórico.


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