FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES TRABALHO DOCENTE E GERENCIALISMO

Edna Coimbra da Silva

Resumo


Introdução: o trabalho se situa no campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores da rede pública municipal de ensino de Sorriso-MT e suas implicações na constituição do trabalho docente. Metodologia: foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos envolvidos no processo formativo em estudo e posterior análise das mesmas. Principais Resultados: conclui-se que a inserção de estudos no interior das escolas priorizando a formação dos professores possibilita, por um lado, ações que fortalecem o trabalho docente e, por outro, também se identificam marcas do gerencialismo através do controle e responsabilização docente, dificultando a profissionalização docente. Conclusões: ocorre uma hibridização na referida formação, pois contém ações que contribuem para o fortalecimento do trabalho docente e, ao mesmo tempo, elementos em que as formas de controle e de responsabilização docente favorecem um trabalho docente mais tecnicizado.


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