MERCADOS INSTITUCIONAIS PÚBLICOS DE ALIMENTOS

Volmir Ribeiro do Amaral, Tiago Reginaldo Zagonel, David Basso

Resumo


Este estudo sobre os mercados institucionaispúblicos de alimentos tem como propósito conhecer melhor este mercado emexpansão nos últimos anos no Brasil, evidenciando sua natureza, funcionalidade,potenciais e limites. Além de delinear conceitualmente os mercadosinstitucionais públicos de alimentos, o presente estudo evidencia algumasdificuldades e desafios com relação à inserção da agricultura familiar nestemercado. Também é analisado o Programa de Aquisição de Alimentos e o ProgramaNacional de Alimentação Escolar, onde se procura dimensionar esses dois canaisde comercialização, estruturados há mais tempo e que integram os mercadosinstitucionais. O estudo conclui que a agricultura familiar pode se inserircada vez mais nos mercados institucionais públicos de alimentos, porém com ocuidado necessário de não se tornar dependente dos mesmos. Acredita-se que aagricultura familiar não deva abandonar os espaços de comercialização que aviabilizaram até aqui e aproveitar os mercados institucionais como um meio de impulsão para atingir novos patamares de organização ecomercialização, dentre eles, avançar na formalização da produção e na sua inserção definitivatambém nos mercados convencionais. Palavras-Chave:Mercados Institucionais Públicos de Alimentos; Agricultura Familiar; PolíticasPúblicas.

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ISSN 2447-4622