MERCADOS INSTITUCIONAIS PÚBLICOS DE ALIMENTOS

Autores

  • Volmir Ribeiro do Amaral
  • Tiago Reginaldo Zagonel
  • David Basso

Resumo

Este estudo sobre os mercados institucionaispúblicos de alimentos tem como propósito conhecer melhor este mercado emexpansão nos últimos anos no Brasil, evidenciando sua natureza, funcionalidade,potenciais e limites. Além de delinear conceitualmente os mercadosinstitucionais públicos de alimentos, o presente estudo evidencia algumasdificuldades e desafios com relação à inserção da agricultura familiar nestemercado. Também é analisado o Programa de Aquisição de Alimentos e o ProgramaNacional de Alimentação Escolar, onde se procura dimensionar esses dois canaisde comercialização, estruturados há mais tempo e que integram os mercadosinstitucionais. O estudo conclui que a agricultura familiar pode se inserircada vez mais nos mercados institucionais públicos de alimentos, porém com ocuidado necessário de não se tornar dependente dos mesmos. Acredita-se que aagricultura familiar não deva abandonar os espaços de comercialização que aviabilizaram até aqui e aproveitar os mercados institucionais como um meio de impulsão para atingir novos patamares de organização ecomercialização, dentre eles, avançar na formalização da produção e na sua inserção definitivatambém nos mercados convencionais. Palavras-Chave:Mercados Institucionais Públicos de Alimentos; Agricultura Familiar; PolíticasPúblicas.

Biografia do Autor

  • Volmir Ribeiro do Amaral
  • Tiago Reginaldo Zagonel
  • David Basso

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

GRUPO 1 – AÇÕES COLETIVAS EM DINÂMICAS REGIONAIS