PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES SOBRE A DIGITALIZAÇÃO EM ITAPETI/SP

Autores

Resumo

Este estudo analisa a inovação presente nos processos de digitalização, de tramitação eletrônica e de produção de documentos na administração pública do município de Itapevi, Região Metropolitana de São Paulo. O enfoque é o planejamento urbano sustentável a partir do programa “Itapevi Sem Papel”, destacando a digitalização como uma aliada na busca pelo equilíbrio entre sustentabilidade e desenvolvimento econômico, social e ambiental. A metodologia observa a abordagem qualitativa, de nível exploratório, delineada por pesquisa de campo com 19 servidores efetivos e comissionados de Itapevi, pertencentes à Câmara Municipal e à Secretaria de Governo da Prefeitura de Itapevi. Assim foram empregados questionários do Google Forms e entrevista semiestruturada presencial com servidores públicos. Como resultado foi possível observar a inovação no uso das tecnologias digitais como ferramentas de gestão, de democratização da informação e de governança participativa, mas também a urgência em se estabelecer metas e políticas públicas voltadas à promoção de práticas racionais dos recursos e de serviços que consolidem o desenvolvimento responsável e sustentável.

Biografia do Autor

  • Roque Antônio de Moura, Fatec SJC
    Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado em Engenharia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Engenharia Biomédica pela UMC. Segundo Doutorado em andamento Engenharia de Produção UNESP, campus Guaratinguetá/SP. Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté. Graduação em Engenharia Mecânica, Logística e Ciências Jurídicas. Atual Coordenador e professor do Curso de Manutenção de Aeronaves na FATEC São José dos Campos. Coordenador do programa de pós-graduação lato sensu em Gestão de Processos Industriais, Manutenção Industrial e Projetos Mecânicos da Universidade de Taubaté. Professor no curso stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Taubaté. Experiência em Engenharia de Manutenção, Produção, Projetos, Logística e Direito. Pesquisas no campo da neurociência e engenharia: Neuroergonomia aplicada na Engenharia de métodos e processos industriais conforme CAAE - 78536524.4.0000.5431. Integração colaborativa humano-máquina com mapeamento de movimentos e prevenção de colisões. Movimentos programados em estações de trabalho automatizadas (SAE) e quantificação eletromiográfica de bandagens elásticas adesivas em humanos durante esforços isométricos. Mapeamento com tecnologias digitais, do estímulo cerebral durante o aprendizado com projetos identificando: nível de interesse e impacto na evasão escolar. Pesquisador voluntário em gestão de riscos e prevenção de desastres e resgates com a Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEPED/SP e CEETEPS). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - INEP/MEC para Cursos Superiores na modalidade presencial e EaD. Membro da Iniciativa Mundial CDIO (http://www.cdio.org/).
  • Lourival da Cruz Galvão Júnior, Universidade de Taubaté
    Pós-doutorado (2020) e Doutorado (2015) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com parte da pesquisa aplicada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (FCSH/UNL). Mestrado em Linguística Aplicada (2001) e Graduação em Jornalismo (1994) pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professor Doutor Assistente III (desde 1996) no Departamento de Comunicação Social da UNITAU, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design Gráfico e Produção Audiovisual. Docente e pesquisador (desde 2015) do Doutorado e Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional do Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (ISSN 1809-239X), na função de avaliador. Membro do Conselho Editorial da Revista Latin American Journal of Business Management (ISSN 2178-4833), na função de Editor Executivo.
  • Marcia Regina de Oliveira, Universidade de Taubaté
    Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UNIVAP, 2021); Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU, 2007); Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Desenvolvimento Organizacional (INPG/UNITAU, 2000) e em Tecnologias em Educação a Distância (UNICID, 2015); Bacharel em Administração. (UNIMODULO, 1998). É professora das disciplinas Gestão Estratégica de Pessoas e Talentos e de Gestão por Competências na graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU). Atua, também, como professora nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), lecionando as disciplinas Recursos Humanos I e II, Gestão de Pessoas, Administração Básica e Evolução do Pensamento Administrativo. Atuou como Coordenadora dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Gestão Comercial e Logística, na modalidade de Educação a Distância e como membro do NDE dos Cursos da área de Gestão e Negócios, na modalidade a distância na Universidade de Taubaté - UNITAU (2012 a 2019). Atuou como membro da Gestão Compartilhada do Núcleo de Educação a Distância NEAD/UNITAU (2020 a 2021). Atuou como Coordenadora Pedagógica (2020 a 2022). Atua como professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) e como professora e pesquisadora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da mesma instituição. Compõe a Comissão Geral de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU). É membro da Comissão de Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação de Gestão e Negócios - CDPG-GEN. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação a Distância do NEAD/UNITAU. Diretora-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UNITAU - Fapeti. Membro da Comissão Assessora de Área do ENADE 2018 e 2022 no INEP - MEC. Atuou como Assessora de Gestão na Petrobras-REVAP de 2004 a 2012.

Downloads

Publicado

2025-11-18