NÍVEIS DE SUSTENTABILIDADE NA AVALIAÇÃO DE GRANJAS SUINÍCOLAS

Autores

  • Fábio Junior Simionatto Unochapecó
  • Silvana Dalmutt Kruger Unochapecó
  • Katiane Trombini Simionatto Unochapecó
  • Lídia Cruzetta Monteiro Unochapecó

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar o nível de sustentabilidade da produção suinícola em granjas produtoras de suínos do município de Novo Horizonte/SC. A justificativa da pesquisa está relacionada com as diversas razões, principalmente devido a Santa Catarina ser um dos principais estados produtores de suínos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa, caracterizada como multicasos. Foram utilizados para identificar a realidade da produção suinícola em relação ao meio ambiente, aos aspectos econômicos, sociais e políticos. Nos resultados, concluiu-se que as granjas se preocupam mais com a dimensão ambiental e política, onde os produtores seguem sempre a legislação e as normas ambientais e investem em tecnologia através de financiamentos para o melhoramento da atividade nas propriedades. Todas as granjas analisadas possuem um sistema de manejo adequado com esterqueiras, sendo que 3 delas tem sistema de produção integrado e 2 são independente, os produtores independentes são responsáveis por todas as etapas do ciclo produtivo, o que permite maior rentabilidade, porém com elevado risco econômico, já que não há compromisso de compra por parte da agroindústria e todas as granjas possuem licença em vigor perante os órgãos ambientais competentes para a operação da atividade no local. Possuem controle da produção dos dejetos, não existem reclamações quanto à contaminação do ar pela atividade e algumas das propriedades possuem instalações para o reaproveitamento de pelo menos 50% da água da chuva para o manejo dos animais.

Biografia do Autor

  • Fábio Junior Simionatto, Unochapecó

    Possui graduação na área de Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Unidade Fora de Sede de São Lourenço do Oeste (2017). Possui graduação na área de Tecnólogo em Produção Leiteira, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2013). Possui especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), como Bolsista pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - FUMDES. Atualmente trabalha no comercial da empresa Laticínio Lorenzo S.A.

  • Silvana Dalmutt Kruger, Unochapecó
    Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2017), Mestra em Contabilidade pela UFSC (2012), Especialista em Contabilidade Gerencial Estratégica (2010) e em Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis (2002), Graduada em Ciências Contábeis pela Fundeste (2000). Professora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó. Com experiência profissional nas áreas Administrativa e Gerencial, além de gestão acadêmica (Direção da Área de Ciências Sociais e Aplicadas e Coordenação de Cursos). Atuante na graduação de Ciências Contábeis, e em cursos de pós-graduação lato sensu em disciplinas de Contabilidade Gerencial, Controladoria, Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade, Contabilidade Societária com ênfase em Ativos Biológicos, Contabilidade de Negócios Agroindustriais e Projeto de Pesquisa. Avaliadora de artigos científicos. Participante dos Grupos de Pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento e do Grupo Contabilidade, Organizações e Sociedade (Unochapecó)
  • Katiane Trombini Simionatto, Unochapecó
    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2015). Possui especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), como Bolsista pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - FUMDES. Atualmente é auxiliar fiscal e contábil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
  • Lídia Cruzetta Monteiro, Unochapecó
    Aluna Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, turma 2017/2019) em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente, também cursando Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Docência para a Educação Profissional (2017/2018), pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Especialista Pós-Graduada em Desenvolvimento Regional Sustentável, pela Unochapecó (2015/2016). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2015). Técnica em Alimentos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Tendo trabalhado como técnica de laboratório da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Campus São Lourenço do Oeste, SC. Experiência em indústria alimentícia. Possui registro no Conselho Federal de Química (CFQ). Atuou como responsável técnica da Karina Indústria de Alimentos LTDA, no departamento de controle de qualidade, desenvolvimento de produtos e produtividade. Trabalhou também na empresa Nutrisul S.A Produtos Alimentícios, na área de controle de qualidade, tendo experiência em liderança, análises laboratoriais e demais áreas que envolvem o setor. Atuou como professora no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) - Técnico em Administração na Rede Estadual de Educação e também como Professora Mediadora Presencial no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no curso MedioTec, Técnico em Administração EaD. No ano de 2018, praticou Estágio em Docência na Unochapecó nos cursos de Agronomia e Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 3 - Sustentabilidade socioambiental e Desenvolvimento