DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS: ANÁLISE DA REGIÃO DE PLANEJAMENTO SUL FRONTEIRA - MS

Autores

  • Obedias Miranda Belarmino Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rosele Marques Vieira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Regiões subdesenvolvidas têm como característica o baixo desenvolvimento socioeconômico de sua população, sendo esse um fator determinante para que uma região seja configurada como periférica. O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que compõem a região de planejamento Sul Fronteira/MS, com base nos dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa de levantamento quantitativo de dados, o recorte temporal compreende os anos de 2005, 2010 e 2016, e os dados são apresentados de maneira descritiva. A análise constatou que a região apresenta moderado desenvolvimento com IFDM de 0,6026, os municípios que se destacaram com melhor desenvolvimento socioeconômico foram Laguna Carapã 0.6845, Ponta Porã 0.6686, Aral Moreira 0.6390 e Amambai 0.6295. A variável com menor desempenho em todos os municípios da região foi o IFDM emprego e renda com média de 0.4728, o IFDM educação e o IFDM saúde apesar de apresentarem melhores desempenhos 0.7034 e 0.6317 respectivamente, carecem de avanços para maioria dos municípios. Ademais a realidade socioeconômica da região demonstrada pelos dados favorece a desigualdade e a baixa qualidade de vida de seus habitantes.

Biografia do Autor

  • Obedias Miranda Belarmino, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018). Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos UEMS/Brasil. Tem experiência na administração pública e privada. Ama desafios e gosta de estar em constante aprendizado. Dispõe de forte influência empreendedora, criativa e flexível ao ambiente empresarial e social, usa seus conhecimentos para realizar seu melhor na atividade a qual está envolvido. Atualmente vêm desenvolvendo pesquisas na área de desenvolvimento socioeconômico da faixa de fronteira sul mato-grossense.
  • Rosele Marques Vieira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Economia do desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(UEMS), atuando nos cursos de graduação em Economia,Administração Pública(EAD) e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento. Atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, desenvolvimento e crescimento econômico, desenvolvimento regional/local,faixa de fronteira,métodos de análise regional( estrutural-diferencial e medidas regionais).

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos