Envelhecimento ativo e saudável: o caso da Escola de Verão Gerópolis – Universidade de Valparaíso/Chile

Autores

  • Juliana Mara Nespolo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Pato Branco
  • Rodrigo Bordin Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Maria de Lourdes Bernartt Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Viviana Garcia Ubillo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a contribuição da Escola de Verão Gerópolis para a promoção do envelhecimento ativo e saudável e o  desenvolvimento regional. Para isso, a metodologia utilizada caracteriza-se como estudo de caso, descritiva e exploratória, utilizando-se de procedimentos bibliográficos e documentais. O estudo revela que a Escola de Verão de Gerópolis, da Universidade de Valparaíso, Chile, é uma iniciativa que fortalece a autonomia das pessoas idosas por meio de atividades físicas, cognitivas, sociais e culturais. Além de impactar diretamente a qualidade de vida dessa população, as atividades desenvolvidas durante a Escola de Verão estimula a troca intergeracional e intersetorial, envolvendo a comunidade acadêmica, sociedade civil e governamental. A iniciativa reforça a importância da participação da universidade na construção de ambientes mais inclusivos, consolidando o envelhecimento ativo e saudável como um pilar do desenvolvimento regional.

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Publicado

2025-11-18