Estratégias de comercialização da agricultura familiar: a experiência da COOPERCUC com a plataforma Escoaf

Autores

  • Leticia Andrea Chechi Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Ana Beatriz Goes Maia Marques Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Danessa Rafaella da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mariele Boscardin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Os canais digitais de comercialização têm se consolidado como alternativas promissoras para a agricultura familiar, ao ampliar as oportunidades de inserção nos mercados e fortalecer as redes de proximidade social e territorial. Este trabalho tem como objetivo examinar a trajetória e as principais características da plataforma Escoaf, destacando seu papel na comercialização dos produtos da agricultura familiar associada a COOPERCUC. Vinculado a um projeto maior, a pesquisa de campo foi realizada no período de julho a novembro de 2024, e os principais resultados indicam que, embora a comercialização digital ainda represente uma pequena parte do faturamento da COOPERCUC, a plataforma ampliou o alcance dos produtos da agricultura familiar associada, reforçando a importância da intermediação positiva da cooperativa para a inserção da agricultura familiar em mercados territoriais. Embora ainda haja desafios, como os altos custos logísticos, infraestrutura e a baixa inserção dos(as) agricultores(as) no processo, os mercados digitais têm contribuído de forma relevante para a agricultura familiar, ao possibilitar novas formas de participação e ao reforçar vínculos sociais e territoriais.

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Publicado

2025-12-18