PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: EXPANSÃO PORTUÁRIA E OS RISCOS NO TURISMO DE AVISTAMENTO DE BALEIAS JUBARTE EM SEU COMPORTAMENTO MIGRATÓRIO

Autores

Resumo

O projeto de expansão do Porto de São Sebastião no litoral norte paulista é fundamental para otimização e movimentação de cargas visando o desenvolvimento regional. Porém, origina preocupações quanto aos efeitos no turismo de avistamento de cetáceos, como por exemplo, as baleias-jubarte que durante meses do ano, utilizam a região como rota migratória para se reproduzir e sujeitas aos impactos antrópicos. A atividade de turismo de avistamento de baleias-jubarte consolidou-se como uma importante atividade econômica na região litorânea, promovendo simultaneamente o desenvolvimento sustentável e a conscientização sobre a conservação marinha. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar os aspectos críticos da expansão quanto a sustentabilidade da infraestrutura portuária, e os impactos ambientais. A pesquisa adotada contou com uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em um estudo de caso realizado por meio de pesquisa documental na Companhia Docas de São Sebastião e Prefeitura, bem como entrevistas com especialistas, pesquisadores na área de turismo de avistamento e preservação ambiental. Os resultados indicaram que, embora o porto possua vantagens operacionais como a profundidade natural do canal, há riscos ambientais significativos, aumento do tráfego marítimo, poluição sonora subaquática além do risco de colisões com cetáceos agravados pelas mudanças climáticas, como por exemplo, o aumento da temperatura oceânica. Conclui-se que a adoção de medidas mitigadoras, como restrições de velocidade, monitoramento acústico e rotas alternativas são essenciais para garantir a coexistência entre o desenvolvimento portuário e a conservação da vida marinha.

Biografia do Autor

  • Quesia Postigo Kamimura, Universidade de Taubaté
    Atualmente é professora na graduação e pós-graduação em administração na Universidade de Taubaté. Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Administração, doutorado e Pós-doutorado em Saúde Pública. Tem experiência na área de Gestão e Economia da Saúde, Administração Pública e Privada, atuando principalmente nos seguintes temas: economia e gestão de serviços de saúde; logística em serviços; saúde, planejamento, qualidade de vida e desenvolvimento econômico, finanças e saúde.
  • Roque Antônio de Moura, Universidade de Taubaté
    Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado em Engenharia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Engenharia Biomédica pela UMC. Segundo Doutorado em andamento Engenharia de Produção UNESP, campus Guaratinguetá/SP. Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté. Graduação em Engenharia Mecânica, Logística e Ciências Jurídicas. Atual Coordenador e professor do Curso de Manutenção de Aeronaves na FATEC São José dos Campos. Coordenador do programa de pós-graduação lato sensu em Gestão de Processos Industriais, Manutenção Industrial e Projetos Mecânicos da Universidade de Taubaté. Professor no curso stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Taubaté. Experiência em Engenharia de Manutenção, Produção, Projetos, Logística e Direito. Pesquisas no campo da neurociência e engenharia: Neuroergonomia aplicada na Engenharia de métodos e processos industriais conforme CAAE - 78536524.4.0000.5431. Integração colaborativa humano-máquina com mapeamento de movimentos e prevenção de colisões. Movimentos programados em estações de trabalho automatizadas (SAE) e quantificação eletromiográfica de bandagens elásticas adesivas em humanos durante esforços isométricos. Mapeamento com tecnologias digitais, do estímulo cerebral durante o aprendizado com projetos identificando: nível de interesse e impacto na evasão escolar. Pesquisador voluntário em gestão de riscos e prevenção de desastres e resgates com a Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEPED/SP e CEETEPS). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - INEP/MEC para Cursos Superiores na modalidade presencial e EaD. Membro da Iniciativa Mundial CDIO (http://www.cdio.org/).

Downloads

Publicado

2025-11-19

Edição

Seção

GT1: Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território