GOVERNANÇA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE CANOINHAS (SC)

Autores

Resumo

A governança de resíduos sólidos é um processo em construção e contínuo, envolvendo questões ambientais, econômicas, sociais e de saúde pública. Este estudo busca descrever os atores envolvidos na gestão de resíduos sólidos no município de Canoinhas (SC), destacando características de governança como o início de um novo modelo de gerenciamento. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com a técnica de análise de conteúdo para a organização dos dados, por meio de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Duas experiências de educação ambiental implementadas em Canoinhas (SC) foram examinadas: o programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC) e o Ouro Verde, da prefeitura de Canoinhas (SC). Os resultados indicam a parceria entre entidades públicas e privadas na execução de ações para a separação e destinação adequada de recicláveis, assim como para a logística reversa. No entanto, verifica-se a invisibilidade dos catadores de materiais recicláveis, que, embora estejam presentes na Política Nacional de Resíduos Sólidos e nas legislações locais, ainda estão excluídos dessa dinâmica. A governança revela caminhos para um futuro estudo focado nas relações e nos mecanismos de parceria junto a esses grupos. A eficácia na governança de resíduos é relevante para o desenvolvimento local e regional, sendo fruto da legitimação da participação neste processo compartilhado, que fortalece a implementação de políticas públicas nas dimensões ambiental, econômica, social e de saúde.

Biografia do Autor

  • Zenici Dreher Herbst, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, IMA Universidade do Contestado - UNC
    Zenici Dreher Herbst, profissional do magistério habilitação em primeiro grau - 1 a 4 série, inicio da profissão como professora de educação infantil, possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Contestado (1999). Com experiência na área da educação, por três anos professora no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA, experiência na área da Saúde pelo período de 12 anos como Assistente Social, 2 anos no cargo de Secretária Municipal de Saúde e um ano e meio na gestão da Assistência Social do município de Canoinhas/SC. Participação ativa na elaboração dos Planos Municipais e implantação dos Núcleos de Educação Permanente da Saúde e da Assistência Social. Atuação por mais de dez anos na secretaria executiva do Conselho Municipal de Saúde e como conselheira de saúde representando o Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina. Aprovação em cinco concursos públicos e conclusão de cursos de pós-graduação, aperfeiçoamento e especialização em diferentes áreas: Administração: gerenciamento estratégico de pessoas, Qualificação dos Gestores do SUS, Gestão Pública e Educação: diversidade e redes de proteção. Interventora do Transporte Escolar pelo período de quatro meses no município de Canoinhas entre março à julho de 2022. Sempre participativa na gestão pública e no controle social. Os trabalhos de conclusão de curso estão vinculados às especializações supracitadas. Em 2023 e 2024 atuação junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina com processos de licenciamento, fiscalização e programa de educação ambiental com destaque para a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atuação como conselheira de direitos junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Interesse em continuar estudando com foco em pesquisa para aperfeiçoamento profissional. Discente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado - Campus Canoinhas
  • Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado
    Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual na EEB Santa Cruz. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UNC) como docente nos cursos de graduação. Na UNC ocupou cargos de coordenador de Curso de Graduação, Direção Acadêmica do Campus Universitário de Canoinhas até o ano de 2010. Coordena o curso de licenciatura em Educação Especial modalidades presenciais. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas Universidade e Desenvolvimento Regional; Educação e Desenvolvimento Regional e Seminários de Projetos de Dissertação. Líder do grupo de pesquisa Educação, Política e Sociedade dedicando-se a pesquisas nas seguintes linhas: Educação básica e profissional no Brasil; Educação e desenvolvimento regional; Formação de Educadores; Políticas Educacionais no Brasil e Desenvolvimento Local/Regional; Universidade e desenvolvimento local/regional; Universidade: história, políticas e avaliação. Participou como delegado da CONAE nas esferas municipal, estadual e federal nas edições de 2014, 2018, 2022 e 2024. Integra: a) Comissão Estadual para Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação - Cemapesc para o decênio 2015 2024; b) o Fórum de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Canoinhas; c) o Conselho Municipal de Educação de Canoinhas, sendo seu Presidente. d) Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. Organizador do Seminário sobre Educação e Desenvolvimento Regional (Regional, Nacional e Internacional) desde o ano de 2016

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Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

GT1: Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território