EDUCAÇÃO NÃO BINÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA ORIENTAÇÃO AGÊNERO

Ismael Francisco de Souza, Maria Carolina dos Santos Costa

Resumo


O presente artigo pretende busca compreender a perspectiva de gênero à questão social da infância com a finalidade de subsidiar a ruptura aos padrões centrais definidos pelo sexo, que violam a perspectiva de uma dimensão protetiva a crianças e adolescentes. O interesse por essa abordagem parte da constatação de que a complexidade dos fenômenos de formação social e cultural envolvem diretamente a infância e as práticas daqueles que acabam por reproduzir papéis generificados que perpetuam tanto a discriminação quanto a violências que pessoas são frontalmente contrárias a proteção dos direitos humanos tutelados pela Constituição brasileira. Daí a necessidade de uma educação para os Direitos Humanos que abordem temas transversais e incorporem a dimensão de gênero como elemento fundante a dimensão de uma política pública de inclusão. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo e, como método procedimental utilizou-se o monográfico. Para o desenvolvimento, foram realizadas pesquisas bibliográficas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.