EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: DA ESCOLA PARA ÍNDIOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS

Autores

  • Maria Aparecida Bergamaschi
  • Rosa Helena Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.113

Resumo

O presente trabalho tem como eixo a reflexão acerca da educação escolar indígena no Brasil e os processos que configuraram a escola específica e diferenciada nas aldeias. Sendo a “escola para os índios” a primeira perspectiva instituída no Brasil, o texto visa analisar: a) a trajetória histórica que constitui a escola indígena específica e diferenciada; b) os aspectos legais que pautam a educação escolar indígena no cenário educacional brasileiro; c) a relação entre a escola e as cosmologias indígenas; d) a escola como mediadora do contato entre as sociedades indígenas e as sociedades não-indígenas. Articula esses itens a idéia de apropriação, quando cada povo indianiza a escola, tornando-a sua. A postura metodológica considera a etnografia como uma possibilidade para evidenciar a potência do processo escolar, em que a escola na aldeia não é recebida passivamente, mas transformada pela cosmologia do povo indígena. As experiências de construção e vivência de escolas indígenas dos povos Guarani (Rio Grande do Sul) e Mura (Amazonas) serão referência para as reflexões pautadas.

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Publicado

2007-11-30

Como Citar

Bergamaschi, M. A., & Silva, R. H. (2007). EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: DA ESCOLA PARA ÍNDIOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS. Ágora, 13(1), 124-150. https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.113

Edição

Seção

Artigos