Configuração socioespacial e problemas de saneamento em uma periferia metropolitana: o caso do bairro Jardim Gramacho – Duque de Caxias

Autores

  • Maria Inês Corrêa Cárcamo Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz. Prefeitura Municipal de Duque de Caxias - RJ.
  • Rosely Magalhães de Oliveira Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz.
  • Marize Bastos da Cunha Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz.

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v20i2.12297

Palavras-chave:

Heterogeneidade, Território, Problemas de Saneamento

Resumo

O presente artigo trata a relação entre a configuração espacial e os problemas de saneamento num bairro da periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro, considerando a complexidade e a heterogeneidade desse lugar. Foi realizado através de uma abordagem quantitativa e qualitativa que utilizou as técnicas de análise documental, construção de indicadores sócio-demográficos, entrevistas e reconhecimento da área. A sistematização dos dados obtidos permitiu a apreensão histórica do bairro e a construção de uma configuração socioespacial relacionando com os problemas de saneamento. Concluiu-se que o bairro é heterogêneo e apresenta diferenças e iniquidades em relação à situação de saneamento. Demonstrou que a Subárea do Aterro é a que tem a pior estrutura, aliado a um maior número de problemas de saneamento e que por abrigar uma grande população de catadores de materiais recicláveis foi a mais prejudicada com a saída do Aterro Sanitário. O estudo apresentou uma possibilidade de analisar os problemas de saneamento considerando a configuração espacial, através de dados quantitativos aliados a dados qualitativos, percebendo não só os números, mas como os grupos vivenciam os problemas. Assim, pode-se analisar o território observando sua heterogeneidade, deixando transparecer as desigualdades sociais e iniquidades em saneamento, sendo um instrumento importante para pensar o planejamento e as ações em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Corrêa Cárcamo, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz. Prefeitura Municipal de Duque de Caxias - RJ.

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Especialista em Gestão em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz. Trabalhou como gerente de Unidade Básica de Saúde em Jaguarão - RS, atuou como docente na Faculdade de Enfermagem na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, trabalhou como enfermeira de Equipe de Saúde da Família no Município do Rio de Janeiro, atuou como apoiadora técnica do Programa Institucional de Álcool, Crack e outras Drogas da Fiocruz. Atualmente atua como enfermeira de Unidade Básica no Município de Duque de Caxias. Integrante do grupo de pesquisas Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - LAPS/Fiocruz. Atuando principalmente com os temas: Atenção Básica, Território, vulnerabilidade, Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

Cárcamo, M. I. C., de Oliveira, R. M., & da Cunha, M. B. (2018). Configuração socioespacial e problemas de saneamento em uma periferia metropolitana: o caso do bairro Jardim Gramacho – Duque de Caxias. Ágora, 20(2), 77-89. https://doi.org/10.17058/agora.v20i2.12297

Edição

Seção

Dossiê: Geografia e Saúde: uma aproximação possível e relevante