Ecoenogastronomia – sustentabilidade e resgate cultural na produção de vinhos na Serra Gaúcha, Brasil

Autores

  • Roberta Giraldi Romano Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Gabriela Schäfer Universidade de Caxias do Sul
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Universidade Positivo Universidade Regional de Blumenau Universidade Federal do Paraná
  • Manon Garcia

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.12895

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Resgate Cultural, Vinho

Resumo

Com a evidência da crise ambiental e a necessidade de repensar os modelos de produção alimentar, emergem iniciativas de promoção da sustentabilidade em diversos setores, dentre eles o vitivinícola. O vinho é parte importante da cultura gastronômica brasileira, principalmente na Serra Gaúcha, região de colonização italiana e maior produtora de vinhos do país. Partindo do conceito de ecogastronomia, o presente trabalho dedica-se a analisar a relação entre sustentabilidade e resgate cultural na produção de vinhos no Brasil. Com a revisão da literatura, mapeamento e contato com vinícolas artesanais da Serra Gaúcha, é possível afirmar que há estreita relação entre as práticas de sustentabilidade e de resgate cultural nas produções artesanais em pequena escala. São experiências que promovem o vinho bom, justo e limpo, além de estarem ecologicamente incorporadas, valorizando a biocultura local e os ritmos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Giraldi Romano, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2018), graduada em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). No momento realizando estágio pós-doutoral em Ecossocioeconomia pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com foco em ecogastronomia e consumo consciente. Possui experiência nas temáticas que envolvem cidade e meio ambiente.

Gabriela Schäfer, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul.

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Universidade Positivo Universidade Regional de Blumenau Universidade Federal do Paraná

Administrador, Doutor em Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável, Professor da Universidade Positivo – UP, Universidade Regional de Blumenau - FURB e Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

Romano, R. G., Schäfer, G., Sampaio, C. A. C., & Garcia, M. (2019). Ecoenogastronomia – sustentabilidade e resgate cultural na produção de vinhos na Serra Gaúcha, Brasil. Ágora, 21(1), 93-105. https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.12895

Edição

Seção

Dossiê: Gastronomia, história e região: das perspectivas históricas ao enoturismo, a enogastronomia e a cozinha regional