Reflexões sobre a relação entre a (des)construção do espaço público e a (sub)cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.13530

Palavras-chave:

Cidade. Espaço público. Cidadania.

Resumo

As cidades brasileiras contemporâneas possuem espaços que ora privilegiam a realização de negócios e ora a construção de cidadania. Para compreender como são ocupados destes modos se faz necessário analisar as cidades; desde sua definição, passando pelo contexto político e econômico, para então compreender seu aspecto social. Assim, este artigo busca compreender se e em que medida as características dos espaços públicos impactam no processo de construção de cidadania. Analisando por meio de observação flutuante dois espaços públicos que são duas praças urbanas centrais, localizadas em duas cidades no mesmo contexto metropolitanos. Perpassa-se pelo debate regional com o intuito de evidenciar que os conflitos são equivalentes nas diversas escalas; contudo a demonstração do contexto da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte/SP, objetiva tornar evidente que as estruturas físicas locais, dos espaços públicos urbanos centrais não direcionam as relações sociais e suas disputas, mas são um meio e resultado dessas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Maria de Freitas, Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional na UNIVAP, Mestre em Planejamento Urbano e Regional e graduação em Arquitetura em Urbanismo. Realizando a tese de doutoramento sob a orientação do Prof. Dr. Mário Valério Filho.

Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali, Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Doutora em História Social, Mestre em História do Brasil e graduada em História. Atualmente é professor doutor da Universidade do Vale do Paraíba, atuando na Graduação (curso de História e Geografia) e na Pós-Graduação, como docente permanente do Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, na Linha de Pesquisa Planejamento, Espaço e Cultura. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa "Pró-Memória São José dos Campos" e do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica/ IP&D/UNIVAP.

Mário Valério Filho, Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP–1984), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1976) e Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1969). Pesquisador Titular aposentado do INPE e Professor Pesquisador da Universidade do Vale do Paraíba. Professor Permanente na Pós-Graduação, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da UNIVAP.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. P. DENTZIEN, Trad. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. 2001.

DARDOT, P. e LAVAL, C. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2017.

DE CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1994

HARVEY, D. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014

HILLMAN, J. Cidade e Alma.G. Barcellos, & L. Rosenberg, Trads. São Paulo: Nobel. 1993.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2010). Censo Demográfico - 2010. Rio de Janeiro: IBGE. Recuperado em 06 de abril de 2018, de www.ibge.gov.br

KURKDJIAN, M. L. N. O.; VALERIO FILHO, M.; VENEZIANI, P.; PEREIRA, M. N.;FLORENZANO, T. G.; ANJOS, C. E.; OHARA, T.; DONZELI, P. L.; ABDON, M. N.; SAUSEN, T. M.; PINTO, S. A. F.; BERTOLDO, M. A..; BLANCO, J. G.; CZORDA, S. M. Macrozoneamento da Região do Vale do Paraiba e Litoral Norte do Estado de São Paulo. São José dos Campos. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 176p,1992. (INPE - 5381-PRP/165)

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. 4. ed. D. B. PEREIRA, & S. MARTINS, Trads. Paris: Éditions Anthropos. 2006.

LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro Editora, 2001

MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, junho 2002.

MONGIN, O. A Condição Urbana: a cidade na era da globalização. 2 ed. Tradução: Letícia Martins de Andrade. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

PÉTONNET, C. Observação flutuante: o exemplo de um cemitério parisiense. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, n. 25. p. 99-111, 2. sem. 2008.

ROLNIK, R. O que é Cidade. Coleção primeiros passos n. 203. 4ª reimpressão, 1ª ed. São Paulo : Editora Brasiliense, 1995.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista crítica de ciências sociais, n. 78, p. 71-94, 2007.

SANTOS, B. S. Toward a New Common Sense: Law, Science and Politics in the Paradigmatic Transition. Nova Iorque : Routledge, 1995.

SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. 5 ed. São Paulo: Studio Nobel, 2000.

SOUZA, J. A gramática social da desigualdade brasileira. In J. Souza (Org.). A invisibilidade da desigualdade brasileira. p. 23-53. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2006.

VAINER, C. B. Pátria,empresa e mercadoria. Notas sobre a estratégia discursiva do Planejamento Estratégico Urbano. In: O. ARANTES, E. MARICATO, & C. VAINER, A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 3 ed., p. 75-103. Petrópolis: Vozes. 2002.

POSSAMAI, Paulo César. O processo de construção da identidade ítalo sul-riograndense (1875-1918). In: Revista Unisinos. V.11.nº 1. 2007 (p.49-57).

MACIEL, Maria Eunice. Patrimônio, tradição e tradicionalismo: o caso do gauchismo, no Rio Grande do Sul. In: Revista de Humanidades MNEME. V.07. N. 18, out./nov. de 2005. (439-460p).

SANTIN, Silvino. Caminhos da imigração italiana no Rio Grande do Sul (I), 2008. https://silvinosantin.wordpress.com/ .

VIZZOTTO, Jacinta Maria Pivetta. História de fé e trabalho: bens culturais de Vale Vêneto. (Dissertação de Mestrado). Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

ZANINI, Maria Catarina. Comida e simbolismo entre os italianos no Rio Grade do Sul (Brasil). In: Cadernos Espaço Feminino, v.19, nº1, jan/jul 2008 (p.255-284).

Downloads

Publicado

2019-07-21

Como Citar

Freitas, P. M. de, Papali, M. A. C. R., & Filho, M. V. (2019). Reflexões sobre a relação entre a (des)construção do espaço público e a (sub)cidadania. Ágora, 21(2), 47-60. https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.13530

Edição

Seção

Tema Livre