Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.13555Palavras-chave:
, Espaço Geográfico. Coletividade. Emancipação Social. Geografia Crítica.Resumo
O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque para os entendimentos elaborados pela Geografia Crítica, uma reflexão que propõem a necessidade de se politizar os sujeitos por intermédio do ensino, com destaque para os conteúdos geográficos ensinados por seus respectivos professores (as) desde os primeiros anos do ensino fundamental. A busca aqui foi a de confirmar a capacidade que a Geografia possui em se utilizar do próprio espaço geográfico na qual os alunos estão inseridos enquanto materialidade para uma concepção própria de mundo, sendo que através desta conquista, se permite compreender e pensar a construção de uma sociedade pela e para a própria coletividade envolvida. É esta a grande questão discorrida no presente ensaio, pensar uma proposta de ensino na geografia que politize os sujeitos, permitindo assim a formação de sujeitos ativos e cientes do seu papel no mundo.Downloads
Referências
ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa- iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
ANDRADE, M. C. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Caracterização da Área de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CALLAI, H. C. A Geografia Ensinada: os desafios de uma Educação Geográfica. In: MORAES, E. M. B., MORAES; L. B. Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEC, 2010.
CAMARGO, J. C. G.; REIS JÚNIOR, D. F. C. A filosofia (neo)positivista e a Geografia Quantitativa. In: VITTE, A. C. (org.) Contribuições à História e à Epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
CARLOS, A. F. A. Espaço e Indústria. São Paulo: Contexto, 1991.
CARVALHO, M. B. S. S. Meio Ambiente e Cidadania: A interface Educacional, 2004. 224f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2003.
______. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
DAMIANI, A. L. A Geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, A. Fani A. A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
DOLLFUS, O. O Espaço Geográfico. Tradução: Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Bertrand Brasil, 1991.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. Pedagogia da esperança. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
______. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GOMES, P. C. C. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro, Bertrand, 2000.
KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de geografia. 3. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.
MORAES, A. C. R. Geografia: Pequena História Crítica. São Paulo: Hucitec, 1994.
MOREIRA, R. A Geografia serve para desvendar máscaras sociais. In: MOREIRA, R. Geografia, Teoria e Crítica. Petrópolis: Ed. Vozes, 1982.
______. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense, 2005.
NIDELCOFF, M. T. Uma escola para o povo. 30 ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1978.
REGO, N. et al. Geografia e educação: geração de ambiências. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
SACRISTÁN. J. G. Educar e Conviver na Cultura Global – as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SAQUET, M, A. Abordagens e concepções de território. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2014.
______. Espaço e Método. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
______. Por uma Geografia nova. São Paulo: HUCITEC, 1986.
______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.
SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Unesp, 2004.
SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço Geográfico uno e múltiplo. Scripta Nova. n. 93, 15 de julio de 2001.
______. Espaço Geográfico Uno Múltiplo. In: Ambiente e Lugar no Urbano. SURTEGARAY, D. M. A, VERDUM, R.; BASSO, L. A. (Orgs). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
VESENTINI, J. W. Para uma geografia crítica na escola: textos críticos. São Paulo: Ática, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.