Imagens em movimento: uma reflexão teórica e metodológica sobre o cinema como fonte histórica

Autores

  • Bárbara Tikami de Lima Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.14016

Palavras-chave:

Teoria e metodologia. Fonte histórica. Cinema.

Resumo

O presente texto traz uma breve reflexão acerca dos aspectos teóricos e metodológicos que envolvem o uso de imagens, em especial os filmes, como fonte para a pesquisa histórica. Para tanto utilizamos películas diversificadas para explicar a diferença entre drama de época e filme histórico e para elucidar as especificidades de três tipos de filmes que podem ser englobados nesta última classificação: o documentário de compilação, o drama comercial e o drama inovador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Tikami de Lima, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Bárbara Tikami de Lima licenciou-se no ano de 2009 em história pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Em 2014 concluiu o curso de Especialização em Ética Valores e Cidadania na Escola, pela Universidade de São Paulo (USP) no âmbito do programa UNIVESP - Universidade Virtual de São Paulo. Possui experiência docente nas redes pública e particular de São Paulo e Roraima. Atualmente possui o título de mestre em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e é doutoranda PROSUC/Capes pela mesma instituição.

Referências

BURKE, Peter. Testemunha Ocular. São Paulo: Edusp, 2004.

CHAGAS, Mario. Memória Política e Política de Memória. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.) Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina 2009

DA MATTA, Roberto. A Água como Paisagem: Um Ponto de Vista Antropológico. In: LEVY, Carlos Roberto Maciel (Org). Cento e cinquenta anos de pintura de marinha na história da arte brasileira. Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, 1982 [catálogo de museu].

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Ed. 34, 2013.

ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

FERRO, Marc. Cinema e história. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

MORETIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: CAPELATO, Maria Helena et al (Orgs.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. 2.ed. São Paulo: Alameda, 2011.

NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. PINSKY, Carla Bassanesi (ORG.) Fontes Históricas. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2011.

PAIVA, Eduardo França. História e Imagens. Belo Horizonte: autêntica, 2002.

ROSENFELD, Anatol. Cinema arte e indústria. São Paulo: Perspectiva, 2001.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes. Os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

SCHMITT, Jean-Claude. O Corpo das Imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo, Edusp. 2007.

Downloads

Publicado

2019-07-21

Como Citar

de Lima, B. T. (2019). Imagens em movimento: uma reflexão teórica e metodológica sobre o cinema como fonte histórica. Ágora, 21(2), 84-93. https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.14016

Edição

Seção

Tema Livre