Imagens em movimento: uma reflexão teórica e metodológica sobre o cinema como fonte histórica
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.14016Palavras-chave:
Teoria e metodologia. Fonte histórica. Cinema.Resumo
O presente texto traz uma breve reflexão acerca dos aspectos teóricos e metodológicos que envolvem o uso de imagens, em especial os filmes, como fonte para a pesquisa histórica. Para tanto utilizamos películas diversificadas para explicar a diferença entre drama de época e filme histórico e para elucidar as especificidades de três tipos de filmes que podem ser englobados nesta última classificação: o documentário de compilação, o drama comercial e o drama inovador.Downloads
Referências
BURKE, Peter. Testemunha Ocular. São Paulo: Edusp, 2004.
CHAGAS, Mario. Memória Política e Política de Memória. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.) Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina 2009
DA MATTA, Roberto. A Água como Paisagem: Um Ponto de Vista Antropológico. In: LEVY, Carlos Roberto Maciel (Org). Cento e cinquenta anos de pintura de marinha na história da arte brasileira. Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, 1982 [catálogo de museu].
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Ed. 34, 2013.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.
FERRO, Marc. Cinema e história. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
MORETIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: CAPELATO, Maria Helena et al (Orgs.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. 2.ed. São Paulo: Alameda, 2011.
NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. PINSKY, Carla Bassanesi (ORG.) Fontes Históricas. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2011.
PAIVA, Eduardo França. História e Imagens. Belo Horizonte: autêntica, 2002.
ROSENFELD, Anatol. Cinema arte e indústria. São Paulo: Perspectiva, 2001.
ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes. Os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
SCHMITT, Jean-Claude. O Corpo das Imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo, Edusp. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.