Agroecologia: experiência em construção no contexto do Desenvolvimento Regional
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v22i1.15289Resumo
Neste artigo analisa-se a base teórica da agroecologia e o conhecimento empírico, com ênfase na agricultura familiar. Buscou-se estabelecer uma relação dessa base teórica com o conhecimento empírico em unidade familiar agrícola do município de Santa Cruz do Sul, RS/Brasil. As tendências mundiais mostram que a agricultura convencional ainda tem preferência, embora o desenvolvimento da agricultura de base ecológica, nos últimos anos, tenha crescido consideravelmente. A continuidade do desenvolvimento da agricultura de base ecológica depende do aumento pela procura por produtos orgânicos, por um lado, e por outro, de uma nova reestruturação da comercialização, bem como da organização dos agricultores familiares e da criação de políticas públicas para esse fim. Resultados positivos para o desenvolvimento sustentável dependem muito do desenvolvimento adequado e combinado da produção, industrialização e comercialização da produção, bem como das formas de organização e engajamento dos "atores sociais", mas, sobretudo do planejamento da sociedade regional sobre o seu futuro.Downloads
Referências
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre. Ed. Universidade/UFRGS, 1998.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios (2004). Disponível em http://www.planetaorganico.com.br/trabCaporalCostabeber.htm. Acessado em 28 de ago. 2018.
DELGADO, G. C., BERGAMASCO, S. M. P. P. (orgs.). Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2017.
ELIAS, D. Relações campo-cidade. Texto para o Seminário: Relações Campo-Cidade, Reestruturação Urbana e Regional no Brasil, 2012. Disponível em www.ub.edu/geocrit/coloquio2012/actas/07-D-Elias.pdf. Acessado em 27 ago. 2018.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre. Editora universidade/UFRGS, 2000.
GLIESSMAN, S. R. Sustainable agriculture: an agroecological perspective. Advances in Plant Pathology, v.11, p.45-57, 1995.
KARNOPP, Erica. Kleinbauern zwischen konventioneller und ökologischer Landwirtschaft: das Beispiel der Region Vale do Rio Pardo Brasilien). Tese de Doutorado. Tübingen, 2004.
MEIRELLES, L. A Certificação de Produtos Orgânicos - caminhos e descaminhos. Ipê, RS, 2003.
PETERSEN, P., MUSSOI, E.M., DAL SOGLIO, F. Institutionalization of the Agroecological Approach in Brazil: Advances and Challenges. 2013
VEIGA, J. E. O Brasil Rural Ainda não Encontrou seu Eixo de Desenvolvimento. (2001). Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a10.pdf. Acessado em 27 de ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.