O HOMEM SEPARADO DA NATUREZA E A ESCOLA COMO LÓCUS DA SUA RECONCILIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15618

Palavras-chave:

educação, natureza, epistemologia, modernidade

Resumo

O presente artigo pretende, através de referencial bibliográfico, debater as consequências da abordagem epistemológica dita moderna para o conceito homem-natureza para, a seguir, propor sua reconciliação com o todo natural. Para tanto, inicialmente buscaremos expor o conceito de natureza, seguindo as críticas de Latour a essa ilusória linearidade na construção identitária do homem enquanto um ente pertencente a natureza, mas que se sente independente dela, bem como, discorrer sobre os elementos que divorciaram o homem da natureza, ratificando a concepção da existência de: Homem e Natureza, onde deveríamos ser/ler homem-natureza. Por fim, proporemos que o lócus para esta desejada reconstrução-reconexão deva ser a escola, pois, afinal, ela é um dos locais privilegiados onde se reproduz a desconexão cartesiana dos saberes. Então será lá que, acreditamos, deva se dar a reconexão do indivíduo ao todo, enxergando, como Boaventura, quão sutis e ilusórias são as fronteiras dos saberes. Provando, enfim, que a verdadeira educação é aquela proposta libertadora defendida por Paulo Freire e que amplie seus horizontes para ver o mundo como um todo conforme propugna Libâneo e Stengers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos André Pizzolatto, UTFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Campus Pato Branco

Maria de Lourdes Bernartt, UTFPR Campus Pato Branco

Doutorado em Educação pela Unicamp. Professora da carreira do ensino superior, adjunto, nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. É membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional ( CEPAD) e Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional.

Luiz Carlos Flávio, Unioeste Campus Francisco Beltrão

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Pós-doutorando (2019) no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Educação e desenvolvimento. Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Pizzolatto, M. A., Bernartt, M. de L., & Flávio, L. C. (2020). O HOMEM SEPARADO DA NATUREZA E A ESCOLA COMO LÓCUS DA SUA RECONCILIAÇÃO. Ágora, 22(2), 91-109. https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15618

Edição

Seção

Tema Livre