Crescimento da frota de veículos na cidade de Curitiba/PR, mobilidade urbana e externalidades do transporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15648

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Externalidades de transporte, Curitiba (Paraná).

Resumo

Este estudo mostra um panorama do crescimento do uso de veículos para uso privado no município de Curitiba/PR, sem que o processo de urbanização pudesse acompanhá-lo de forma satisfatória. Analisou-se o aspecto econômico da Teoria do Bem-estar de um coletivo focado nas externalidades de transporte e recomendações de políticas públicas, como a aplicação do imposto pigouviano. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental com análise de dados secundários. Os resultados mostraram em geral, que Curitiba, com sua primeira colocação nacional na taxa de motorização, ainda está em vantagem em relação aos demais municípios brasileiros, pelo fato de ter sido submetido a um processo de urbanização mais organizado do que a maioria das cidades.

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Biografia do Autor

Caroline Klein, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Engenheira Civil (UFSC), Especialista em Planejamento, Gestão de Transporte e Meio Ambiente (INPG) e Especialista em Gestão de Cidades (SPEI). Docente do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) e funcionária pública da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS).

Jorge Amaro Bastos Alves, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Economista (UFSC), Mestre em Desenvolvimento Regional (UnC) e Doutor em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI).

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Publicado

2021-03-04

Como Citar

Klein, C., & Alves, J. A. B. (2021). Crescimento da frota de veículos na cidade de Curitiba/PR, mobilidade urbana e externalidades do transporte. Ágora, 23(1), 265-282. https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15648

Edição

Seção

Encontros da Gastronomia e Turismo