O turismo gastronómico e a gestão de eventos: um contributo para o desenvolvimento local

Autores

  • José Miguel Fernandes Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
  • Bruno Barbosa Sousa Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) CiTUR research member http://orcid.org/0000-0002-8588-2422

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15841

Palavras-chave:

Turismo Gastronómico, Evento, Afetividade, Festival da Lampreia

Resumo

Nos últimos anos a gestão do território enquanto marca através da utilização de ferramentas de marketing até aqui usadas pelas empresas tem vindo a ganhar relevo. É notória a importância do turismo como dinamizador e impulsionador das economias, tanto nacionais como regionais e/ou locais. Atendendo à relevância do turismo, nomeadamente o turismo gastronómico (na divulgação e promoção de tantas regiões) a presente investigação está fortemente centrada neste segmento turístico. Consideramos ajustado, percecionar de que forma a afetividade dos residentes para com a gastronomia local, serão ou não fatores determinantes na valorização dos territórios. Neste estudo, procurar-se-á compreender junto da população local (nomeadamente a população residente no município de Penafiel) qual o seu papel na dinamização deste tipo de turístico. Procura-se, também, aferir o grau de afetividade dos residentes para com a gastronomia local, nomeadamente com uma das iguarias presentes no território, a lampreia (i.e. perspetiva de turismo e hospitalidade). Assim, no percurso desde estudo, iremos procurar percecionar o grau de identificação afetiva da população de Penafiel com a lampreia, lampreia como produto gastronómico, e de que forma o Festival da Lampreia (FL) é importante para a população Penafidelense, nomeadamente, e aos olhos dos agentes locais, se este contribui para o desenvolvimento do concelho de Penafiel e como potenciador da economia local. Foi levada a cabo uma investigação de natureza qualitativa, nomeadamente com recurso a entrevistas semiestruturadas e um focus group. Os resultados demonstram que o papel dos residentes é preponderante no que concerne ao sucesso do turismo gastronómico do território numa lógica de desenvolvimento regional. Em específico, os resultados parecem evidenciar uma forte afetividade por parte dos residentes, sendo que a mesma poderá ser aproveitada numa vertente de marketing de lugares e comunicação territorial. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputs para o marketing (de lugares), para o turismo e para o desenvolvimento local (e.g. eventos turísticos ou gastronómicos). No final, são apresentadas algumas limitações do estudo e delineadas as próximas linhas de investigação.

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Biografia do Autor

José Miguel Fernandes, Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

Mestre em Gestão do Turismo pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) Mestre em Gestão do Autárquica pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) Presidente da Junta de Freguesia de Irivo (Portugal)

Bruno Barbosa Sousa, Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) CiTUR research member

PhD in Marketing and Strategy Tourism Management reseacher Bruno Sousa is a Professor in Polytechnic Institute of Cavado and Ave (IPCA, Portugal) Head of Master Program - Tourism Management - PhD Marketing and Strategy. He was Market Analist at Sonae Distribuição – Modelo e Continente, S.A. (2006 to 2009) and he was Marketing Assistant - Jornal O Jogo at Controlinveste (2005) - Teaching Award of the School of Economics and Management of the University of Minho 2015/2016 - Best Thesis in Tourism Award - ICIEMC 2015 - Management Graduation, University of Minho Award - Best performance (2006) - Merit Scholarship for Students in Public Higher Education Awards of Merit Scholarship by University of Minho in 2001/02 - 2002/03 - 2003/04 Rresearch centre: CiTUR and Applied Management Research Unit (UNIAG). He is author or co-author of several papers and her research interests include tourism management, marketing and strategy. Editorial board member of several peer reviewed scientific journals and ad-hoc reviewer of several peer-reviewed scientific journals. Member of the scientific committee of several national and international congresses and conferences.

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Publicado

2021-03-04

Como Citar

Fernandes, J. M., & Sousa, B. B. (2021). O turismo gastronómico e a gestão de eventos: um contributo para o desenvolvimento local. Ágora, 23(1), 23-45. https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15841

Edição

Seção

Encontros da Gastronomia e Turismo