EXPEDIÇÃO VIRTUAL GASTRONÔMICA: POSSIBILIDADES NESTE PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15959

Palavras-chave:

Espaço Geográfico, Patrimônio cultural, ambiental

Resumo

O objetivo deste trabalho foi mostrar aos brasileiros nossas riquezas gastronômicas, culturais e turísticas de todas as regiões. Foi utilizada a plataforma Instagram para transmissão das lives com diversos convidados das áreas de gastronomia, turismo e afins entre os meses de maio e novembro deste corrente ano. Para apresentação do trabalho realizado, optou-se pelo estudo descritivo, de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência, através da observação e registro da participação do público em geral nas diversas lives. As apresentações das lives foram de grande relevância, pois foi possível mostrar um Brasil desconhecido por muitos, seja em relação aos ingredientes, gastronomia regional, culturas e sem contar os diferentes potenciais turísticos desconhecidos e apresentados pelos convidados. Conhecer as potencialidades dos biomas brasileiros e seus problemas históricos em relação à preservação foi um ponto bastante debatido, o que contribuiu com uma maior visão crítica e sobre a importância da gastronomia na valorização do pequeno produtor rural e de nossos ingredientes nativos. Portanto, este projeto alcançou o objetivo e continua sendo importante para contribuir com o turismo e o enriquecimento da gastronomia nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcyr Alves Viana Neto, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Docente do programa de mestrado em educação profissional e tecnológica da Rede Federal. Docente do curso técnico em cozinha do IFG - campus Goiânia. Doutor em educação pela PUC-GO , mestre em ciências agrícolas pela UFRRJ, Licenciado em Educação Física pela UNIVERSO-RJ e Tecnólogo em Gastronomia pela UNICESUMAR-PR.

Rafael Bruno Pereira

Mestre em Educação, Especialista em docência do ensino superior, Pós-graduado em gastronomia e cozinha autoral, Tecnólogo em gastronomia, pesquisador da cozinha de raiz do Maranhão, Chef de cozinha

Referências

ABRASEL. Gastronomia movimenta o turismo nacional. Diário da manhã. Disponível no site https://www.dm.jor.br/economia/2015/04/gastronomia-movimenta-o-turismo-nacional/ . Acesso em 03 Nov. 2020.

AGÊNCIA BRASIL. Disponível no site: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/agencia-brasil-explica-entenda-o-que-e-o-lockdown. Acesso em: 5 Nov. 2020.

BRASIL. Disponível no site: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf . Acesso em: 6 Nov. 2020.

DAGNINO, R. Ciência e tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa. Campinas-SP: Unicamp, 2007.

FEENBERG, A. O que é a filosofia da tecnologia? Conferência pronunciada para os

estudantes universitários de Komaba, junho de 2003, sob o título de What is philosophy of

technology?. Tradução de Agustín Apaza, com revisão de Newton Ramos-de Oliveira.

Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/oquee.htm>. Acesso em: 05/05/2013.

PEIXOTO, J. CARVALHO, R. M. A. “Mediação pedagógica midiatizada pelas

tecnologias?” Revista Teoria e Prática da Educação, (1): 31-38, v. 14, jan./abr., 2011.

Disponível no site: http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v14n1/03.pdf. Acessado em:

/04/2013.

_________. Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática

aplicada à educação. Educ. Soc., (101): 1479-1500, v. 28, Campinas-SP, v. dez., 2007.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-

&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12/03/2011.

_________. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância.

EccoS – Revista Científica, (I): 39-54, v. 10, São Paulo-SP, jan/jun, 2008a.

_________. Tecnologias e práticas pedagógicas: as TIC como instrumento de mediação. In:

LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R. (Orgs.). Didática e escola em uma sociedade

complexa, Goiânia: Ceped, 2011.

SEBRAE. Disponível no site: https://respostas.sebrae.com.br/o-que-e-servico-de-delivery-e-como-entrar-nesse-mercado/. Acesso em: 05 Nov. 2020.

TORRE, Ó. d. la., El Turismo, Fenómeno Social.. Fundo de Cultura Económica. México. 1992.

MARTINS,C.Gastronomia movimenta o turismo nacional .Diário da manhã, 2015. Disponível em: https://www.dm.jor.br/economia/2015/04/gastronomia-movimenta-o-turismo-nacional/ . Acesso em: 20/06/2020.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Neto, A. A. V., & Pereira, R. B. (2021). EXPEDIÇÃO VIRTUAL GASTRONÔMICA: POSSIBILIDADES NESTE PERÍODO DE PANDEMIA. Ágora, 23(1), 171-187. https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15959

Edição

Seção

Encontros da Gastronomia e Turismo