EXPEDIÇÃO VIRTUAL GASTRONÔMICA: POSSIBILIDADES NESTE PERÍODO DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15959Palavras-chave:
Espaço Geográfico, Patrimônio cultural, ambientalResumo
O objetivo deste trabalho foi mostrar aos brasileiros nossas riquezas gastronômicas, culturais e turísticas de todas as regiões. Foi utilizada a plataforma Instagram para transmissão das lives com diversos convidados das áreas de gastronomia, turismo e afins entre os meses de maio e novembro deste corrente ano. Para apresentação do trabalho realizado, optou-se pelo estudo descritivo, de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência, através da observação e registro da participação do público em geral nas diversas lives. As apresentações das lives foram de grande relevância, pois foi possível mostrar um Brasil desconhecido por muitos, seja em relação aos ingredientes, gastronomia regional, culturas e sem contar os diferentes potenciais turísticos desconhecidos e apresentados pelos convidados. Conhecer as potencialidades dos biomas brasileiros e seus problemas históricos em relação à preservação foi um ponto bastante debatido, o que contribuiu com uma maior visão crítica e sobre a importância da gastronomia na valorização do pequeno produtor rural e de nossos ingredientes nativos. Portanto, este projeto alcançou o objetivo e continua sendo importante para contribuir com o turismo e o enriquecimento da gastronomia nacional.Downloads
Referências
ABRASEL. Gastronomia movimenta o turismo nacional. Diário da manhã. Disponível no site https://www.dm.jor.br/economia/2015/04/gastronomia-movimenta-o-turismo-nacional/ . Acesso em 03 Nov. 2020.
AGÊNCIA BRASIL. Disponível no site: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/agencia-brasil-explica-entenda-o-que-e-o-lockdown. Acesso em: 5 Nov. 2020.
BRASIL. Disponível no site: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf . Acesso em: 6 Nov. 2020.
DAGNINO, R. Ciência e tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa. Campinas-SP: Unicamp, 2007.
FEENBERG, A. O que é a filosofia da tecnologia? Conferência pronunciada para os
estudantes universitários de Komaba, junho de 2003, sob o título de What is philosophy of
technology?. Tradução de Agustín Apaza, com revisão de Newton Ramos-de Oliveira.
Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/oquee.htm>. Acesso em: 05/05/2013.
PEIXOTO, J. CARVALHO, R. M. A. “Mediação pedagógica midiatizada pelas
tecnologias?” Revista Teoria e Prática da Educação, (1): 31-38, v. 14, jan./abr., 2011.
Disponível no site: http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v14n1/03.pdf. Acessado em:
/04/2013.
_________. Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática
aplicada à educação. Educ. Soc., (101): 1479-1500, v. 28, Campinas-SP, v. dez., 2007.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12/03/2011.
_________. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância.
EccoS – Revista Científica, (I): 39-54, v. 10, São Paulo-SP, jan/jun, 2008a.
_________. Tecnologias e práticas pedagógicas: as TIC como instrumento de mediação. In:
LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R. (Orgs.). Didática e escola em uma sociedade
complexa, Goiânia: Ceped, 2011.
SEBRAE. Disponível no site: https://respostas.sebrae.com.br/o-que-e-servico-de-delivery-e-como-entrar-nesse-mercado/. Acesso em: 05 Nov. 2020.
TORRE, Ó. d. la., El Turismo, Fenómeno Social.. Fundo de Cultura Económica. México. 1992.
MARTINS,C.Gastronomia movimenta o turismo nacional .Diário da manhã, 2015. Disponível em: https://www.dm.jor.br/economia/2015/04/gastronomia-movimenta-o-turismo-nacional/ . Acesso em: 20/06/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.