Arte, cultura, religiosidade e identidade: o caminho da mística das EFAs do Sul e a Escola Família Agrícola de Vale do Sol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16687

Palavras-chave:

Mística, Escola Família Agrícola de Vale do Sol, Educação do Campo, luta social

Resumo

Observamos nesse artigo, a mística, palavra envolta de simbolismos e que, de forma ampla, refere-se às atividades cercadas de criatividade e utilizadas na sensibilização à luta em movimentos sociais. Especificamente, consideramos a mística no âmbito da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL). A metodologia escolhida para apreciação e coleta dos dados tem por base os círculos de cultura e as entrevistas não-estruturadas, devido ao grau de autonomia dado aos sujeitos por estes instrumentos, bem como o seu caráter dialógico. O texto inicia com um breve histórico sobre o processo pedagógico das Escolas Famílias Agrícolas e as ferramentas utilizadas na Pedagogia da Alternância; posteriormente, trazemos o contexto histórico da mística, incluindo suas raízes religiosas, além da descrição da conversa tida com os integrantes da ONG Em Busca da Paz; logo após, relatamos as entrevistas realizadas nas EFAs de Minas Gerais, que inspirou a fundação das EFAs do Rio Grande do Sul; trazemos, posteriormente, a pesquisa feita com os estudantes da EFASOL. As místicas são luta, são movimento, são contra hegemônicas, lembram a todos nós, diariamente, porque estamos aqui e pelo que estamos lutando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Aline Arabites de Oliveira, Escola Família Agrícola de Vale do Sol

Bacharel em Artes Visuais, com ênfase em Design de Superfície/Estamparia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Antonio Carlos Gomes, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional (2014) e Bacharel em Serviço Social (2004), ambos pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Monitor/professor da área de Ciências Humanas e Sociais na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul e membro da coordenação da escola.

Referências

BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização, espiritualidade. Rio de Janeiro: Record, 2008.

BOGO, Ademar. A arte e a mística na educação camponesa. In: CARVALHO, C.A.S.; MARTINS, A. A. [Orgs.]. Práticas artísticas do campo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

CARVALHO, C.A.S.; MARTINS, A. A. [Orgs.]. Práticas artísticas do campo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

CERQUEIRA, Márcia Cristina de Almeida; SANTOS, Célia Regina Batista. As escolas famílias agrícolas, a pedagogia da alternância e o caderno da realidade (2012). In: Anais do 1º Seminário Internacional e 1º Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e Cidade em busca de Caminhos Comuns (pp. 1-15). Pelotas, RS. Disponível em:http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2004/Marcia%20Cristina%20de%20A.%20Cerqueira%20e%20C%C3%A9lia%20Regina%20B.%20dos%20Santos.pdf. Acesso em 20 de dezembro de 2018, às 18h08min.

COELHO, Fabiano. A prática da mística e a luta pela terra no MST. 2010. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

COMERLATTO, G. V. A dimensão educativa da mística na construção do MST como sujeito coletivo. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

COSTA, João Paulo Reis. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da pedagogia da alternância. 2012. 226 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade de Santa Cruz do Sul.

DANTAS, Vera Lúcia; LINHARES, Ângela Maria Bessa. Círculos de cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. Ministério da Saúde - II Caderno de Educação Popular em saúde. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/texto-2-4-cc3adrculos-de-cultura.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2019, às 20h.

DE BURGHGRAVE. Thierry. Vagabundos, não senhor Cidadãos brasileiros e planetários: uma experiência educativa pioneira do Campo. Orizona / GO: UNEFAB, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Aprender a educar para a paz. Goiás: Ed. Rede da Paz, 2006.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a paz: sentidos e dilemas. Caxias do Sul: Educs, 2005.

HAMMES, Lúcio Jorge. Aprendizados de convivência e a formação de capital social: um estudo sobre grupos juvenis. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.

MARCONI, A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação dos dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2002.

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. A educação camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás – EFAGO. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Campinas, Campinas.

Ofício divino. Mosteiro do Salvador. Disponível em http://mosteirodosalvador.org.br/msba/index.php/oficio-divino. Acesso em 17 de maio, às 21h17min.

PRATES, J. C.; CARRARO, G. “Na prática a teoria é outra” ou separar é armadilha do capitalismo? Argum., Vitória, v. 9, n. 2, p. 161-171, maio/ago. 2017.

PUIG-CALVÓ, Pedro. Que orientação profissional é possível promover no ensino fundamental. Revista da Formação por Alternância: Brasília, v.1, n.1, p.22-36, 2005.

STRECK, E. R.; ZITKOSKI, J. J. [Orgs.]. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

TOLEDO, M.C.B.M. Círculo de Cultura: Possibilidades da Pedagogia da virtualidade. [anais] IX Colóquio Internacional Paulo Freire: Paulo Freire – Educação e justiça social, 2016, Recife.

VERGÜTZ, Cristina Luisa Bencke. Aprendizagens na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul.

Entrevistas:

DUARTE, Maria Rosania Lopes. [Entrevista concedida a] Monique Arabites. Araponga - Minas Gerais, 26 set. 2018.

GLASORESTER, Paulo Roberto. [Entrevista concedida a] Monique Arabites. Santa Cruz do Sul - RS, 20 abril 2019.

GOMES, Antônio Carlos. [Entrevista concedida a] Monique Arabites. Santa Cruz do Sul - RS, 20 abril 2019.

GOMES, Ismael. [Entrevista concedida a] Monique Arabites. Santa Cruz do Sul - RS, 20 abril 2019.

LIMA, Júlio Cézar Meazza de. [Entrevista concedida a] Monique Arabites. Santa Cruz do Sul - RS, 20 abril 2019.

OLIVEIRA, Gilmar. [Entrevista concedida a] Monique Arabites. Acaiaca - Minas Gerais, 25 set. 2018.

REPOLÊS, Renata Barcelos. [Entrevista concedida a] Monique Arabites. Sem Peixe - Minas Gerais, 25 set. 2018.

RODRIGUES, Deiviane. [Entrevista concedida a] Monique Arabites. Sem Peixe - Minas Gerais, 25 set. 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Como Citar

de Oliveira, M. A. A., & Gomes, A. C. (2021). Arte, cultura, religiosidade e identidade: o caminho da mística das EFAs do Sul e a Escola Família Agrícola de Vale do Sol. Ágora, 23(2), 144-164. https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16687

Edição

Seção

Tema Livre