Arte, cultura, religiosidade e identidade: o caminho da mística das EFAs do Sul e a Escola Família Agrícola de Vale do Sol

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16687

Palabras clave:

Mística, Escola Família Agrícola de Vale do Sol, Educação do Campo, luta social

Resumen

Observamos nesse artigo, a mística, palavra envolta de simbolismos e que, de forma ampla, refere-se às atividades cercadas de criatividade e utilizadas na sensibilização à luta em movimentos sociais. Especificamente, consideramos a mística no âmbito da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL). A metodologia escolhida para apreciação e coleta dos dados tem por base os círculos de cultura e as entrevistas não-estruturadas, devido ao grau de autonomia dado aos sujeitos por estes instrumentos, bem como o seu caráter dialógico. O texto inicia com um breve histórico sobre o processo pedagógico das Escolas Famílias Agrícolas e as ferramentas utilizadas na Pedagogia da Alternância; posteriormente, trazemos o contexto histórico da mística, incluindo suas raízes religiosas, além da descrição da conversa tida com os integrantes da ONG Em Busca da Paz; logo após, relatamos as entrevistas realizadas nas EFAs de Minas Gerais, que inspirou a fundação das EFAs do Rio Grande do Sul; trazemos, posteriormente, a pesquisa feita com os estudantes da EFASOL. As místicas são luta, são movimento, são contra hegemônicas, lembram a todos nós, diariamente, porque estamos aqui e pelo que estamos lutando.

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Biografía del autor/a

Monique Aline Arabites de Oliveira, Escola Família Agrícola de Vale do Sol

Bacharel em Artes Visuais, com ênfase em Design de Superfície/Estamparia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Antonio Carlos Gomes, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional (2014) e Bacharel em Serviço Social (2004), ambos pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Monitor/professor da área de Ciências Humanas e Sociais na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul e membro da coordenação da escola.

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Publicado

2021-07-27

Cómo citar

de Oliveira, M. A. A., & Gomes, A. C. (2021). Arte, cultura, religiosidade e identidade: o caminho da mística das EFAs do Sul e a Escola Família Agrícola de Vale do Sol. Ágora, 23(2), 144-164. https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16687

Número

Sección

Tema Livre