Perfis de violência em Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul/RS a partir do conceito de Região
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v24i1.16718Palavras-chave:
Região, Espaço , Escola , Violência , EducaçãoResumo
Neste artigo são analisados dados coletados em turmas de Ensino Médio de duas escolas estaduais da cidade de Santa Cruz do Sul – RS. O objetivo é apontar os perfis regionais de violência escolar, tendo em vista a relevância do espaço na constituição destes perfis. Para tanto, trabalha-se com o conceito de região como ferramenta operacional capaz de auxiliar a compreensão acerca das formas de violência mais comuns em ambientes escolares. Além disto, as áreas de abrangência do estudo são as regiões norte e sul da cidade. Os dados obtidos, articulados à referenciais teóricos sobre o conceito de região e sobre a violência, indicam que os perfis de violência se alteram de acordo com as regiões em que ocorrem. Deste modo, a atenção direcionada às especificidades regionais colabora com os processos educativos e com o entendimento sobre os modos como a violência ocorre nas escolas.
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