Perfis de violência em Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul/RS a partir do conceito de Região

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v24i1.16718

Palavras-chave:

Região, Espaço , Escola , Violência , Educação

Resumo

Neste artigo são analisados dados coletados em turmas de Ensino Médio de duas escolas estaduais da cidade de Santa Cruz do Sul – RS. O objetivo é apontar os perfis regionais de violência escolar, tendo em vista a relevância do espaço na constituição destes perfis. Para tanto, trabalha-se com o conceito de região como ferramenta operacional capaz de auxiliar a compreensão acerca das formas de violência mais comuns em ambientes escolares. Além disto, as áreas de abrangência do estudo são as regiões norte e sul da cidade. Os dados obtidos, articulados à referenciais teóricos sobre o conceito de região e sobre a violência, indicam que os perfis de violência se alteram de acordo com as regiões em que ocorrem. Deste modo, a atenção direcionada às especificidades regionais colabora com os processos educativos e com o entendimento sobre os modos como a violência ocorre nas escolas.

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Biografia do Autor

Tawnni Boiani Hirsch, Universidade de Santa de Santa Cruz do Sul

Graduada em Geografia Licenciatura Plena na Universidade de Santa Cruz do Sul. Atua como professora na educação básica.

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul/Programa de Pós-graduação em Educação e Cursos de Medicina e Geografia

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor no curso de Medicina. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS) e Editor-gerente da Revista Reflexão e Ação, do PPGEdu, na mesma instituição. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (EUA), concluiu Pós-doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo desempenhado atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Saúde e Geografia. Orcid:0000-0003-4696-000X / ResearcherID: AAW-2194-2020

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Boiani Hirsch, T., & Darsie, C. (2022). Perfis de violência em Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul/RS a partir do conceito de Região. Ágora, 24(1). https://doi.org/10.17058/agora.v24i1.16718

Edição

Seção

Artigos