Novas perguntas em cada resposta: Ensino, Pesquisa e Interdisciplinaridade no Ensino Médio
Palavras-chave:
Educação, Interdisciplinaridade , PesquisaResumo
O conhecimento histórico ultrapassa qualquer concepção meramente informativa, constituindo-se como uma ferramenta necessária para a compreensão da complexidade social e cultural da humanidade. Nesse sentido, educar pela pesquisa pode auxiliar na formação desse sujeito que compreende a complexidade do mundo, que tem consciência crítica, que faz elaborações próprias, que questiona com propriedade e faz do questionamento a chave para a reconstrução do seu conhecimento. Além disso, pensa-se que uma prática de sala de aula cada vez mais interdisciplinar se faz necessária, a fim de promover a construção de um conhecimento menos fragmentado e mais significativo para o indivíduo e a sociedade, e, nessa perspectiva, a pesquisa como princípio pedagógico pode apresentar contribuições importantes. O presente trabalho ocupa-se em refletir sobre a pesquisa e a interdisciplinaridade como princípios pedagógicos para o ensino-aprendizagem de Ciências Humanas no Ensino Médio. Para tanto, utiliza de revisão bibliográfica acerca do tema, fundamentando-se nos estudos de autores como Pedro Demo, Edgar Morin e Ivani Catarina Arantes Fazenda. Ademais, relata as primeiras experiências com o projeto de pesquisa “Novas perguntas em cada resposta: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no Ensino Médio”, que se desenvolve, em parte, a partir do acompanhamento da disciplina de História em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), na qual os alunos realizam pesquisa orientada, paralelamente aos estudos formais de sala de aula, sobre a história do trabalho. Foi possível concluir que a experiência de educar pela pesquisa pode trazer bons resultados acerca da dinâmica das aulas, da construção dos saberes em Ciências Humanas, do estímulo à curiosidade investigativa e à formulação própria.
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