Novas perguntas em cada resposta: Ensino, Pesquisa e Interdisciplinaridade no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade , Pesquisa

Resumo

O conhecimento histórico ultrapassa qualquer concepção meramente informativa, constituindo-se como uma ferramenta necessária para a compreensão da complexidade social e cultural da humanidade. Nesse sentido, educar pela pesquisa pode auxiliar na formação desse sujeito que compreende a complexidade do mundo, que tem consciência crítica, que faz elaborações próprias, que questiona com propriedade e faz do questionamento a chave para a reconstrução do seu conhecimento. Além disso, pensa-se que uma prática de sala de aula cada vez mais interdisciplinar se faz necessária, a fim de promover a construção de um conhecimento menos fragmentado e mais significativo para o indivíduo e a sociedade, e, nessa perspectiva, a pesquisa como princípio pedagógico pode apresentar contribuições importantes. O presente trabalho ocupa-se em refletir sobre a pesquisa e a interdisciplinaridade como princípios pedagógicos para o ensino-aprendizagem de Ciências Humanas no Ensino Médio. Para tanto, utiliza de revisão bibliográfica acerca do tema, fundamentando-se nos estudos de autores como Pedro Demo, Edgar Morin e Ivani Catarina Arantes Fazenda. Ademais, relata as primeiras experiências com o projeto de pesquisa “Novas perguntas em cada resposta: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no Ensino Médio”, que se desenvolve, em parte, a partir do acompanhamento da disciplina de História em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), na qual os alunos realizam pesquisa orientada, paralelamente aos estudos formais de sala de aula, sobre a história do trabalho. Foi possível concluir que a experiência de educar pela pesquisa pode trazer bons resultados acerca da dinâmica das aulas, da construção dos saberes em Ciências Humanas, do estímulo à curiosidade investigativa e à formulação própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Moser Bach, UNIJUI

Mestra em Educação nas Ciências (UNIJUÍ); Licenciada em Letras - Português e Inglês (UNIJUÍ). Professora de Português e Inglês na rede pública estadual do RS; professora regente dos Anos Inicias do Ensino Fundamental na rede privada de Ijuí.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

________. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno II: Ciências Humanas / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.

________. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998.

CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de História. IN: História & Ensino. v. 21, n. 2. Londrina: 2015

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

________. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 9º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

_____________. Rumo ao abismo?: ensaio sobre o destino da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

Downloads

Publicado

2022-03-22

Como Citar

Fernandes Pereira, J., & Moser Bach, M. (2022). Novas perguntas em cada resposta: Ensino, Pesquisa e Interdisciplinaridade no Ensino Médio. Ágora, 24(1). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/17134

Edição

Seção

Artigos