A igualdade através da diferença e as estratégias de reconhecimento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

Autores

  • Cristiano Benites Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i1.6151

Palavras-chave:

Estratégias de reconhecimento, identidade pessoal e princípio de igualdade

Resumo

As discussões sobre o conceito de reconhecimento trazem em seu escopo importantes aportes teóricos para que se possa compreender e interpretar o desenvolvimento das estratégias de conflito protagonizadas pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). O potencial interpretativo da concepção de reconhecimento, aqui debatida, reside na possibilidade de equacionamento de forma efetiva das discussões sobre igualdade e diferença no interior dos processos estratégicos traçados pelo referido movimento em contextos marcados por grandes desigualdades em termos sociais, políticos e econômicos. Este artigo também problematiza a importância do processo de ambientalização dos catadores de materiais recicláveis como forma de encaminhar a questão do reconhecimento desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Benites Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Ciencias Sociais pela PURS e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UNISINOS.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Oliveira, C. B. (2015). A igualdade através da diferença e as estratégias de reconhecimento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Ágora, 17(1), 132-143. https://doi.org/10.17058/agora.v17i1.6151

Edição

Seção

Tema Livre