A igualdade através da diferença e as estratégias de reconhecimento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

Authors

  • Cristiano Benites Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i1.6151

Keywords:

Estratégias de reconhecimento, identidade pessoal e princípio de igualdade

Abstract

As discussões sobre o conceito de reconhecimento trazem em seu escopo importantes aportes teóricos para que se possa compreender e interpretar o desenvolvimento das estratégias de conflito protagonizadas pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). O potencial interpretativo da concepção de reconhecimento, aqui debatida, reside na possibilidade de equacionamento de forma efetiva das discussões sobre igualdade e diferença no interior dos processos estratégicos traçados pelo referido movimento em contextos marcados por grandes desigualdades em termos sociais, políticos e econômicos. Este artigo também problematiza a importância do processo de ambientalização dos catadores de materiais recicláveis como forma de encaminhar a questão do reconhecimento desses sujeitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristiano Benites Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Ciencias Sociais pela PURS e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UNISINOS.

Published

2015-09-30

How to Cite

Oliveira, C. B. (2015). A igualdade através da diferença e as estratégias de reconhecimento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Ágora, 17(1), 132-143. https://doi.org/10.17058/agora.v17i1.6151

Issue

Section

Tema Livre