Patrimônio iconográfico: um olhar para as pinturas de Pedro Weingärtner como lugar da memória e identidade

Autores

  • Cyanna Missaglia de Fochesatto UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6563

Palavras-chave:

Pedro Weingärtner. Imigração europeia. Identidade. Representação.

Resumo

Pedro Weingärtner foi um artista gaúcho que viveu na transição do século XIX para o século XX, entre idas e vindas entre Brasil e Europa. Em sua vasta produção artística retratou, entre outros temas, a imigração europeia. Dessa forma, esta pesquisa visa compreender as pinturas deste artista e desta temática, como sendo um patrimônio artístico e iconográfico, portador de uma memória e que retrata uma identidade teuto-brasileira, principalmente ao representar os imigrantes europeus no processo de estabelecimento das primeiras colônias no Sul do país, ou ainda representando-os dentro de seus espaços de sociabilidade e lazer, como no caso dos bailes do Kerb.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyanna Missaglia de Fochesatto, UNISINOS

Doutoranda em História pela Unisinos, bolsista CAPES. Mestre em História pela Unisinos. Especialista em Estudos Culturais nos Currículos Escolares pela UFRGS. Graduada em História pela PUCRS. Possui interesses na área da História Cultural, História Ambiental, Ensino da História e Imigração europeia.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Missaglia de Fochesatto, C. (2016). Patrimônio iconográfico: um olhar para as pinturas de Pedro Weingärtner como lugar da memória e identidade. Ágora, 17(2), 74-82. https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6563

Edição

Seção

Dossiê: Patrimônio Cultural e Educação