Educaçaõ patrimonial: promovendo o desenvolvimento regional a partir do patrimônio cultural

Autores

  • Clarisse Ismério URCAMP

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6589

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Preservação, Desenvolvimento

Resumo

O conceito de desenvolvimento regional tornou-se cada vez mais um assunto presente nas reflexões e debates acadêmicos, tanto para propor estratégias de desenvolvimento sustentável como para difundir seu conceito. Da mesma forma, a dimensão sociocultural tornou-se um fator de grande importância para que se atinja o desenvolvimento endógeno, porque estão contidos os valores, tradições e mentalidade, elementos que identificam e permitem um conhecimento mais significativo. No novo paradigma do desenvolvimento, o ser humano tornou-se o vetor do processo de sustentabilidade da região, com isso a peça chave para a formação deste agente transformador do conhecimento é a Educação Patrimonial. Este artigo objetiva salientar que projetos voltados à Educação Patrimonial são fundamentais para promover a preservação do patrimônio e o desenvolvimento sustentável de uma região. A Educação Patrimonial é um instrumento de alfabetização cultural, uma vez que possibilita um conhecimento com profundidade e a apropriação consciente dos valores e significados. Preserva-se aquilo que se conhece, portanto, é necessário reconstituir o patrimônio e educar a sociedade para que esta possa valorizar sua história, pois quem preserva sua história não perde sua identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarisse Ismério, URCAMP

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é Coordenadora do Curso de História da URCAMP/Bagé.Tem experiência na área de História, Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação patrimonial, gênero, patrimônio cultural e história. Trabalhou na Secretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa (SEMPPI) - Prefeitura de Bagé, organizando eventos e na área de projetos. Foi editora da EDIURCAMP. Criadora do evento Cultural Sarau Noturno realizado no Cemitério da Santa Casa de Bagé desde 2008.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Ismério, C. (2016). Educaçaõ patrimonial: promovendo o desenvolvimento regional a partir do patrimônio cultural. Ágora, 17(2), 24-31. https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6589

Edição

Seção

Dossiê: Patrimônio Cultural e Educação