Educaçaõ patrimonial: promovendo o desenvolvimento regional a partir do patrimônio cultural

Autores/as

  • Clarisse Ismério URCAMP

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6589

Palabras clave:

Educação Patrimonial, Preservação, Desenvolvimento

Resumen

O conceito de desenvolvimento regional tornou-se cada vez mais um assunto presente nas reflexões e debates acadêmicos, tanto para propor estratégias de desenvolvimento sustentável como para difundir seu conceito. Da mesma forma, a dimensão sociocultural tornou-se um fator de grande importância para que se atinja o desenvolvimento endógeno, porque estão contidos os valores, tradições e mentalidade, elementos que identificam e permitem um conhecimento mais significativo. No novo paradigma do desenvolvimento, o ser humano tornou-se o vetor do processo de sustentabilidade da região, com isso a peça chave para a formação deste agente transformador do conhecimento é a Educação Patrimonial. Este artigo objetiva salientar que projetos voltados à Educação Patrimonial são fundamentais para promover a preservação do patrimônio e o desenvolvimento sustentável de uma região. A Educação Patrimonial é um instrumento de alfabetização cultural, uma vez que possibilita um conhecimento com profundidade e a apropriação consciente dos valores e significados. Preserva-se aquilo que se conhece, portanto, é necessário reconstituir o patrimônio e educar a sociedade para que esta possa valorizar sua história, pois quem preserva sua história não perde sua identidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarisse Ismério, URCAMP

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é Coordenadora do Curso de História da URCAMP/Bagé.Tem experiência na área de História, Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação patrimonial, gênero, patrimônio cultural e história. Trabalhou na Secretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa (SEMPPI) - Prefeitura de Bagé, organizando eventos e na área de projetos. Foi editora da EDIURCAMP. Criadora do evento Cultural Sarau Noturno realizado no Cemitério da Santa Casa de Bagé desde 2008.

##submission.downloads##

Publicado

2016-05-16

Cómo citar

Ismério, C. (2016). Educaçaõ patrimonial: promovendo o desenvolvimento regional a partir do patrimônio cultural. Ágora, 17(2), 24-31. https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6589

Número

Sección

Dossiê: Patrimônio Cultural e Educação