Nos banquetes de candomblé os deuses comem: representatividade mitológica nas comidas de santo.

Autores

  • Ewerton Reubens Coelho-Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.7092

Palavras-chave:

Comida ritual, Mitologia, Candomblé.

Resumo

O artigo trata sobre as influências mitológicas nas comidas de santo. Tem-se como objetivo contextualizar a importância da mitologia do candomblé para a existência da comida de santo. Trata-se de um estudo exploratório com base na revisão bibliográfica. Dentre os achados da pesquisa, conclui-se que: a comida ritual do candomblé compreende toda uma expressão gastronômica com origem na mitologia dos orixás, baseada na oralidade, que traz consigo preferências e repugnâncias dos orixás e reflexos do hibridismo cultural, advindo da interação dos povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton Reubens Coelho-Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos (UECE); Graduado em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Formador de Gestores das Políticas Públicas do Turismo pelo Ministério de Turismo – MTUR e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Downloads

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Coelho-Costa, E. R. (2016). Nos banquetes de candomblé os deuses comem: representatividade mitológica nas comidas de santo. Ágora, 18(1), 78-86. https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.7092

Edição

Seção

Dossiê: Gastronomia: saberes e fazeres