Sabores locais: memórias e narrativas da gastronomia na cidade de Florianópolis/SC

Autores

  • Gisele Palma Moser Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.7390

Palavras-chave:

Turismo, patrimônio imaterial, Florianópolis

Resumo

Este trabalho tem como objetivo dar visibilidade aos modos de saber e fazer, através da gastronomia, presentes nas comunidades da região de Florianópolis, capital de Santa Catarina, discutindo numa perspectiva interdisciplinar. A partir das memórias e narrativas de moradores no preparo de pratos tradicionais, como a “tainha escalada” e o “pastel de berbigão”, percebemos esta culinária como integrante da gastronomia local, sendo considerados bens imateriais representativos de uma determinada cultura. Tais pratos revelam traços oriundos da cultura portuguesa permeados por outras influências, assim como os modos de fazer incorporam alterações de acordo com o tempo. Nas falas dos entrevistados, os fazeres apresentam expressões, tais como “quando minha mãe fazia” ou “quando minha avó ensinou para minha mãe”, que expressam as permanências e as transformações no fazer das práticas culinárias nos dias atuais. A gastronomia edificada na cultura local faz parte da cultura da cidade e da identidade dos que ali vivem. Da mesma forma, o preparo destes pratos é mantido como uma tradição nas famílias, sendo transmitido a cada geração através do convívio no fazer e do saber por meio de uma cultura oral. Conhecer a história destes alimentos e o preparo dos pratos conforme criados e ensinados pelos mais antigos permite compreender a cidade e a sociedade onde estes são desenvolvidos. Diante disso, cabe ainda compreender sobre as identidades presentes neste contexto, especialmente com o desenvolvimento do setor do turismo na cidade de Florianópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Palma Moser, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Palma Moser, G. (2016). Sabores locais: memórias e narrativas da gastronomia na cidade de Florianópolis/SC. Ágora, 18(1), 57-67. https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.7390

Edição

Seção

Dossiê: Gastronomia: saberes e fazeres