A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8088Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, História, Educação do Campo.Resumo
Analisa o ensino da história a partir da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), localizada no Vale do Rio Pardo, região central do Rio Grande do Sul. O sustentáculo teórico do texto são os ensinamentos de Paulo Freire e, a partir deste ensinamento exsurge o pensamento de que os saberes não podem ser postos em uma hierarquia de importância. Percebe-se que os quatro pilares de uma EFA (Associação Local, Pedagogia da Alternância, Formação Integral e Desenvolvimento do Meio), juntamente com todos os seus vários instrumentos pedagógicos podem contribuir para o desenvolvimento regional, através da formação de jovens (filhos/as de Agricultores Familiares) como técnicos agrícolas, formados no processo de ensino-aprendizagem da Pedagogia da Alternância, com ampla participação das famílias e suas comunidades. A abordagem é qualitativa através da análise e interpretação do referencial teórico, dos dados obtidos com a pesquisa documental relacionada com a experiência empírica da atuação junto à Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC. São objetivos específicos: contextualizar historicamente a Pedagogia da Alternância nas diversas escalas (mundial, nacional e local); e compreender o ensino da história na EFASC fundamentado na Pedagogia da Alternância, a qual se apresenta alinhavada por instrumentos pedagógicos, dentre os quais foram destacados: O Plano de Formação, o Plano de Estudo e a Colocação em Comum, contrapondo nesse caso, uma perspectiva de Educação bancária e descontextualizada da realidade dos sujeitos envolvidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.