A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL

Autores/as

  • Mariana Barbosa de Souza Universidade de Santa Cruz do Sul
  • João Paulo Reis Costa UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul EFASC - Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
  • Cristina Luisa Bencke Vergütz UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul EFASC - Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8088

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância, História, Educação do Campo.

Resumen

Analisa o ensino da história a partir da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), localizada no Vale do Rio Pardo, região central do Rio Grande do Sul. O sustentáculo teórico do texto são os ensinamentos de Paulo Freire e, a partir deste ensinamento exsurge o pensamento de que os saberes não podem ser postos em uma hierarquia de importância. Percebe-se que os quatro pilares de uma EFA (Associação Local, Pedagogia da Alternância, Formação Integral e Desenvolvimento do Meio), juntamente com todos os seus vários instrumentos pedagógicos podem contribuir para o desenvolvimento regional, através da formação de jovens (filhos/as de Agricultores Familiares) como técnicos agrícolas, formados no processo de ensino-aprendizagem da Pedagogia da Alternância, com ampla participação das famílias e suas comunidades. A abordagem é qualitativa através da análise e interpretação do referencial teórico, dos dados obtidos com a pesquisa documental relacionada com a experiência empírica da atuação junto à Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC. São objetivos específicos: contextualizar historicamente a Pedagogia da Alternância nas diversas escalas (mundial, nacional e local); e compreender o ensino da história na EFASC fundamentado na Pedagogia da Alternância, a qual se apresenta alinhavada por instrumentos pedagógicos, dentre os quais foram destacados: O Plano de Formação, o Plano de Estudo e a Colocação em Comum, contrapondo nesse caso, uma perspectiva de Educação bancária e descontextualizada da realidade dos sujeitos envolvidos.

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Biografía del autor/a

Mariana Barbosa de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda, mestra em Desenvolvimento Regional e Advogada OAB/RS 98.797, todos pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul; Acadêmica no Curso de História-Licenciatura na UNOPAR-Universidade Norte do Paraná; Pesquisadora-membro do OBSERVA-DR; Pesquisadora-membro do GEPEUR-CNPq: Grupo de pesquisa em estudos urbanos e regionais; Pesquisador-membro do Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento Regional” – CNPq.

João Paulo Reis Costa, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul EFASC - Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Doutorando, mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em História do Brasil e licenciado em História, todos pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul; Pesquisador-membro do Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento Regional” – CNPq. Monitor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e atua na Coordenação Institucional da mesma.

Cristina Luisa Bencke Vergütz, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul EFASC - Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Mestra em Educação, Pós-Graduada em Supervisão Escolar, Graduada em Pedagogia, todos pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa “Educação Popular e Pesquisa-Ação Participante: respostas descoloniais no contexto da transmodernidade na América Latina” – PPGEDU-UNISC – Linha de Pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação. Coordenadora Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC).

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Publicado

2017-02-22

Cómo citar

Souza, M. B. de, Costa, J. P. R., & Vergütz, C. L. B. (2017). A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL. Ágora, 18(2), 53-67. https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8088

Número

Sección

Dossiê: Estudo de História e Geografia