Imhotep renasce na sala de aula: a utilização do filme A Múmia (1932) no ensino de História do Egito

Autores

  • Cristine Fortes Lia Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Wellington Rafael Balém

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8305

Palavras-chave:

Ensino de História, Cinema, Antigo Egito

Resumo

: Tanto o ensino de História quanto o cinema como recurso didático, como fonte e como História têm sido amplamente debatidos atualmente, demonstrando o interesse e a importância dessas temáticas. Neste artigo discutimos o papel de um filme específico no ensino de História do Antigo Egito no processo de formação de professores. Para isso, analisamos as experiências de exibição e análise do filme “A Múmia” (Universal, 1932) a partir das problemáticas levantadas pelos alunos da licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul. Partimos de algumas metodologias básicas para o uso de cinema em sala de aula e, então, entramos em aspectos mais específicos da exibição, do conteúdo e da análise de “A Múmia”. Justificamos esta escolha por este ser um filme que consolidou a “múmia” no imaginário popular como uma personagem de terror e mistério, influenciando diretamente as dezenas de filmes sobre o tema produzidos até os dias de hoje. Defendemos, assim, a necessidade de uma abordagem que permita aos alunos estabelecerem relações dialógicas entre a historicidade das temáticas das quais o filme trata e a historicidade da obra em si, superando visões generalistas e reducionistas sobre determinados aspectos da história egípcia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em História pela PUCRS. Professora e pesquisadora do Mestrado em História e do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Coordenadora do Laboratório de Ensino de História da UCS.

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

Fortes Lia, C., & Balém, W. R. (2017). Imhotep renasce na sala de aula: a utilização do filme A Múmia (1932) no ensino de História do Egito. Ágora, 18(2), 68-80. https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8305

Edição

Seção

Dossiê: Estudo de História e Geografia