O saber fazer enogastronômico do territorio do Vale dos Vinhedos/RS
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.8351Resumo
Atualmente, diversos territórios buscam expressar seus hábitos, sua cultura e seu modo de vida através de produtos ou processos que as particularizam frente às demais, proporcionando aos visitantes e visitados, sensações de exclusividade a partir de experiências vividas nestes locais. A enogastronomia tem recebido, além de valorização regional, status de tema de pesquisas científicas ao longo dos últimos anos. Todavia, estudos relacionados aos seus saberes fazeres têm recebido pouca atenção, enquanto tema de estudos acadêmicos no país. Entende-se por enogastronomia a união de segmentos sustentada por um tripé que compreende o produtor rural, as empresas (vinícolas e restaurantes) e o território, onde são desenvolvidos e aplicados conhecimentos teóricos, técnicos e práticos no oferecimento de produtos particulares e de qualidade aos consumidores finais. Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre o saber fazer enogastronômico do território do Vale dos Vinhedos/RS. O marco teórico foi referenciado no materialismo histórico dialético e no estudo de caso. Como método de levantamento dos dados, se buscou analisar as entrevistas utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa doutoral no ano de 2013. O procedimento de interpretação dos dados está referenciado na análise de conteúdo e os resultados evidenciam o saber fazer enogastronômico do território do Vale dos Vinhedos.Downloads
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