Produção leiteira no Brasil e características da bovinocultura leiteira no Rio Grande do Sul

Autores

  • Alexandre Aloys Matte Júnior Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Carlos Fernando Jung Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v19i1.8446

Palavras-chave:

bovinocultura, leite, produção, agricultura familiar

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática que teve por finalidade evidenciar e analisar as contribuições advindas de pesquisas sobre a produção leiteira no Brasil, em especial, a estrutura da produção da bovinocultura leiteira no estado do Rio Grande do Sulo. Para tanto, foram selecionados 28 publicações nas bases Scielo, Periódicos CAPES, Directory of Open Access Journals (DOAJ), e publicações da Embrapa - Pesquisa Agropecuária e Fundação de Economia e Estatística (FEE) do Rio Grande do Sul. O estudo mostrou que 48% das publicações têm origem na Região Sul do Brasil. As publicações ressaltam a importância da produção de leite para a economia brasileira e para o desenvolvimento social das regiões produtoras. A análise também evidenciou a necessidade de investimentos em qualificação dos meios de produção, recursos humanos e produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Aloys Matte Júnior, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Mestrando/CAPES - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Carlos Fernando Jung, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Docente / Coordenador dos Cursos de Engenharia de Produção e Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade Docente dos Cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet Docente do Curso de Direito Docente / Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT) Docente / Orientador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP - UFRGS)

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Matte Júnior, A. A., & Jung, C. F. (2017). Produção leiteira no Brasil e características da bovinocultura leiteira no Rio Grande do Sul. Ágora, 19(1), 34-47. https://doi.org/10.17058/agora.v19i1.8446

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento Rural