Hospitalidade como vantagem competitiva: um estudo de caso dos empreendimentos turísticos de Palmas na visão dos atores

Autores

  • Maria Elenita Menezes Nascimento Universidade de Brasília
  • Geruza Aline Erig Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9520

Palavras-chave:

Turismo, Hospitalidade, Palmas (TO).

Resumo

O município de Palmas, no Estado do Tocantins, possui apenas 28 anos de existência. Como cidade planejada e que possui seu produto interno bruto baseado principalmente no setor de serviços, Palmas possui uma configuração territorial privilegiada, com espaços de preservação ambiental e de qualificação da área urbana, como a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e o Parque Cesamar que geram espaços sociais de uso do território para o lazer e o turismo. As questões de hospitalidade e território relacionadas ao turismo serão tratadas nessa pesquisa, a fim de responder ao objetivo proposto de analisar os sentidos da hospitalidade, na visão dos atores, expressa pela cidade de Palmas, enquanto destino turístico. Com base no referencial teórico (hospitalidade e turismo) um estudo de caso foi realizado, o que permitiu reunir informações detalhadas para o entendimento da hospitalidade. A vantagem competitiva utilizada nesta pesquisa deve ser entendida como uma vantagem fundamental que os estabelecimentos e locais turísticos apresentam em relação aos seus concorrentes, que pode ser demonstrada pelo desempenho superior ao das demais cidades. Trata-se de uma vantagem fundamental, pois representa aquele "algo mais" que mostra que a cidade pode ser diferenciada e que a coloca em destaque frente aos outros destinos turísticos. Como resultado conclui-se que a prática da hospitalidade em Palmas pode representar uma vantagem competitiva para alavancar o turismo na cidade.

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Biografia do Autor

Maria Elenita Menezes Nascimento, Universidade de Brasília

Ph.D em Ciência da Computação. Docente do programa de Pós Graduação em Turismo do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília – CET/UnB, Brasília/DF, Brasil

Geruza Aline Erig, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Mestre em Turismo pela Universidade de Brasília e Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2017-07-30

Como Citar

Menezes Nascimento, M. E., & Erig, G. A. (2017). Hospitalidade como vantagem competitiva: um estudo de caso dos empreendimentos turísticos de Palmas na visão dos atores. Ágora, 19(2), 89-100. https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9520

Edição

Seção

Dossiê: Turismo e Hospitalidade