Turismo de vinho: um catalisador do desenvolvimento rural, através de estratégias de coopetição

Autores

  • Josefina Olívia Salvado GOVCOPP – Investigadora na unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro http://orcid.org/0000-0003-0351-4544

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9756

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural, Turismo de vinho, Coopetição

Resumo

As indústrias do vinho e do turismo são "os dois lados da mesma moeda", identificadas como parceiros naturais simbióticos, podendo ser classificados como um ecossistema catalisador do desenvolvimento rural. O turismo do vinho é um excelente veículo de resgate da memória e da construção de uma identidade cultural, garantindo a continuidade das tradições ao longo das gerações, resultante do processo de socialização, onde o indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura. Este tema valoriza as “velhas” atividades rurais e desenvolve outras, investigando oportunidades e fatores de competitividade que existem em cada região. O estudo identifica dinâmicas competitivas que possam moldar o ecossistema do enoturismo usando dados de uma amostra de conveniência de 51 empresas ligadas à indústria do vinho em Portugal. Para alcançar o sucesso empresarial e o desenvolvimento territorial, serão necessárias estratégias de coopetição, criar uma oferta de produtos inovadores e distintivos e promover os produtos endógenos de cada região. Os resultados mostram uma relação complexa entre os stakeholders dentro do ecossistema, com limitadas práticas de cooperação. Foi concluído que, para o enoturismo criar mais-valias sustentáveis nas regiões, é crucial reforçar as parcerias e fortalecer estratégias ganha-ganha de coopetição que envolvam todos os stakeholders e ainda garantir uma harmonização da visão e dos objectivos de cada parceiro, alinhados com a especialização inteligente das regiões e focados no crescimento e desenvolvimento sustentáveis dos territórios.

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Biografia do Autor

Josefina Olívia Salvado, GOVCOPP – Investigadora na unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro

Josefina Salvado possui uma formação que integra competências em âmbitos diversos: Doutoramento em Turismo (UA-Universidade de Aveiro); Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo (UA); MBA em Marketing (IESF - Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais); Licenciatura em Auditoria (UA-ISCAAv); Licenciatura em Economia (U. Coimbra- FEUC), Depois de 20 anos a trabalhar na Portugal Telecom, SA como Controller de gestão e marketing, coordenador de Rede de Lojas PT, Coordenadora da Contabilidade e Gestão de Fundos e funções de Business Developer, iniciou em 2012 a docência no ensino superior, nas Universidades Portucalense Infante D. Henrique e Lusófona do Porto e ainda no ensino médio na EHTC – Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, tendo desempenhado cargos de coordenação (1º Ciclo em Turismo e do Short Master em Cultura do Vinho e Enoturismo) e de gestão (Membro do Conselho Cientifico). Investigadora associada da GOVCOPP (Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas) vinculada à Universidade de Aveiro nas seguintes áreas: Enoturismo stakeholders e desenvolvimento do território, Distribuição turística (Canais de Distribuição, Modelos de Negócios, Co-Criação Valor em Turismo) e Interculturalidade (Património e Turismo). Membro conselho editorial de diversas Revistas e com experiência na organização de eventos e conferências internacionais.

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Publicado

2017-07-30

Como Citar

Salvado, J. O. (2017). Turismo de vinho: um catalisador do desenvolvimento rural, através de estratégias de coopetição. Ágora, 19(2), 14-29. https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9756

Edição

Seção

Dossiê: Turismo e Hospitalidade