Turismo de vinho: um catalisador do desenvolvimento rural, através de estratégias de coopetição
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9756Palavras-chave:
Desenvolvimento rural, Turismo de vinho, CoopetiçãoResumo
As indústrias do vinho e do turismo são "os dois lados da mesma moeda", identificadas como parceiros naturais simbióticos, podendo ser classificados como um ecossistema catalisador do desenvolvimento rural. O turismo do vinho é um excelente veículo de resgate da memória e da construção de uma identidade cultural, garantindo a continuidade das tradições ao longo das gerações, resultante do processo de socialização, onde o indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura. Este tema valoriza as “velhas” atividades rurais e desenvolve outras, investigando oportunidades e fatores de competitividade que existem em cada região. O estudo identifica dinâmicas competitivas que possam moldar o ecossistema do enoturismo usando dados de uma amostra de conveniência de 51 empresas ligadas à indústria do vinho em Portugal. Para alcançar o sucesso empresarial e o desenvolvimento territorial, serão necessárias estratégias de coopetição, criar uma oferta de produtos inovadores e distintivos e promover os produtos endógenos de cada região. Os resultados mostram uma relação complexa entre os stakeholders dentro do ecossistema, com limitadas práticas de cooperação. Foi concluído que, para o enoturismo criar mais-valias sustentáveis nas regiões, é crucial reforçar as parcerias e fortalecer estratégias ganha-ganha de coopetição que envolvam todos os stakeholders e ainda garantir uma harmonização da visão e dos objectivos de cada parceiro, alinhados com a especialização inteligente das regiões e focados no crescimento e desenvolvimento sustentáveis dos territórios.Downloads
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