Roteiro turístico e experiência: uma análise técnico operacional do guiamento e da interpretação patrimonial no programa “olha! Recife”

Autores

  • Rebecca Cisne Facottur, Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo
  • Darcilene Guggelberger
  • Dione Esteves

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9781

Palavras-chave:

Roteiro Turístico. Guiamento. Lugarização. Experiência. Olha! Recife.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os guiamentos nos roteiros do programa “Olha! Recife”, a luz do funcionalismo, destacando as categorias tradicionais (funções manifestas) e contemporâneas (funções latentes) do guiamento e da interpretação patrimonial, para que possa saber se o guiamento realizado durante os roteiros turísticos do programa “Olha! Recife” considera as necessidades contemporâneas do Turismo quando da interpretação patrimonial atuando como mapas cognitivos do texto urbano permitindo a geração de experiência marcante para o turista cidadão. A coleta de dados foi feita por meio de observação sistematizada nas modalidades a pé e de ônibus do programa. Os resultados revelam que os guias têm competências técnicas e comportamentais tradicionalmente esperadas, mas ainda precisam ter mais aprimoramento das competências técnicas de interpretação patrimonial para que se possa resultar em lugarização do turista-cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebecca Cisne, Facottur, Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo

Bacharel em Turismo (Iesam, 2008), Ensino e aprendizagem de língua estrangeira (UCS, 2010), Mestre em Turismo (UCS, 2010)

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Cisne, R., Guggelberger, D., & Esteves, D. (2017). Roteiro turístico e experiência: uma análise técnico operacional do guiamento e da interpretação patrimonial no programa “olha! Recife”. Ágora, 19(2), 30-44. https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9781

Edição

Seção

Dossiê: Turismo e Hospitalidade